Favos de resisitências
uma experiência singular de um projeto educativo sobre gênero e história pública
DOI:
https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21210Palavras-chave:
Gênero, Violência de gênero, Ensino de História, Memória, História públicaResumo
As questões de gênero fazem parte do nosso cotidiano, ente elas, a violência de gênero que cresceu exponencialmente na pandemia de Covid-19 em virtude do isolamento social, com milhares de pessoas violentadas anualmente em nosso país. Esse problema social com outros ligados às questões de gênero, ainda permanecem e manifestam-se no ambiente escolar como uma expressão da esfera macrossocial, tal qual também é produzida por ela. A partir dessas questões norteadoras, realizamos a presente pesquisa, a fim de produzir conhecimento histórico-educacional pela via da autoridade compartilhada a respeito da temática de gênero com estudantes do 1º e 2º Ano do Ensino Médio, pertencentes à uma escola pública do município de Campo Mourão, no Paraná. Partimos das experiências estudantis como potencializadoras para a construção das narrativas e debate em grupo em uma metodologia de oficinas com práticas de rememoração benjaminiana.
Downloads
Métricas
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.
CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2014.
GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, História e (re)invenção educacional: uma tessitura coletiva na escola pública. In: MENEZES, Maria Cristina. Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 287-330.
LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.
PAIM, Elison Antonio; PEREIRA, Pedro Mülbersted; FREIRE, Ana Paula da Silva. Apresentação: porque dialogar com experiências e memórias na acepção de Walter Benjamin ou a modo de apresentação. In: _____. Diálogos com Walter Benjamin: memórias e experiências educativas. Florianópolis: Gráfica e Editora Copiart, 2018, p. 17-35.
PEGO, Richardson Dutra da Costa. A imagem do feminino em Walter Benjamin: uma análise da mulher a partir da perspectiva de gênero. 2016. 104 f. (Mestrado em Letras). Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2016.
REIS, Toni; EGGERT, Edla. Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros.Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 138, p. 9-26, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017165522
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada nesta revista, assim como, repassa a Revista Ponta de Lança como detentora dos direitos autorais da publicação.
- As opiniões expressas nos textos submetidos à Ponta de Lança são da responsabilidade dos/as autores/as.
- Autores/as conservam os direitos de autor/a e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os/As autores/as comprometem-se a seguir as “Normas para submissão de manuscritos”, na plataforma.
- Sempre que o texto precisar de sofrer alterações, por sugestão dos/as Revisores/as Científicos e/ou da Comissão Executiva, os/as autores/as comprometem-se a aceitar essas sugestões e a introduzi-las nas condições solicitadas. Sempre que houver alterações de que os/as autores/as discordem, devem ser apresentadas as respectivas justificações, caso a caso.
- A reprodução de material sujeito a direitos de autor/a foi antecipadamente autorizada.
- Os textos são originais, não publicados nem submetidos a outras revistas.
Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (BY-NC-4.0)