Favos de resisitências

uma experiência singular de um projeto educativo sobre gênero e história pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61895/pl.v18i34.21210

Palavras-chave:

Gênero, Violência de gênero, Ensino de História, Memória, História pública

Resumo

As questões de gênero fazem parte do nosso cotidiano, ente elas, a violência de gênero que cresceu exponencialmente na pandemia de Covid-19 em virtude do isolamento social, com milhares de pessoas violentadas anualmente em nosso país. Esse problema social com outros ligados às questões de gênero, ainda permanecem e manifestam-se no ambiente escolar como uma expressão da esfera macrossocial, tal qual também é produzida por ela. A partir dessas questões norteadoras, realizamos a presente pesquisa, a fim de produzir conhecimento histórico-educacional pela via da autoridade compartilhada a respeito da temática de gênero com estudantes do 1º e 2º Ano do Ensino Médio, pertencentes à uma escola pública do município de Campo Mourão, no Paraná. Partimos das experiências estudantis como potencializadoras para a construção das narrativas e debate em grupo em uma metodologia de oficinas com práticas de rememoração benjaminiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Drieli Fassioli Bortolo, Universidade Estadual de Maringá

Doutoranda em Educação – Universidade Estadual de Maringá

Cyntia Simioni França, UNESPAR

Docente do Programa de Mestrado em História Pública e ProfHistória - UNESPAR

Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I: magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CORALINA, Cora. Poemas dos becos de Goiás e estórias mais. São Paulo: Global, 2014.

GALZERANI, Maria Carolina Bovério. Memória, História e (re)invenção educacional: uma tessitura coletiva na escola pública. In: MENEZES, Maria Cristina. Educação, Memória, História: possibilidades, leituras. Campinas: Mercado das Letras, 2004, p. 287-330.

LOURO, Guacira. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 2020.

PAIM, Elison Antonio; PEREIRA, Pedro Mülbersted; FREIRE, Ana Paula da Silva. Apresentação: porque dialogar com experiências e memórias na acepção de Walter Benjamin ou a modo de apresentação. In: _____. Diálogos com Walter Benjamin: memórias e experiências educativas. Florianópolis: Gráfica e Editora Copiart, 2018, p. 17-35.

PEGO, Richardson Dutra da Costa. A imagem do feminino em Walter Benjamin: uma análise da mulher a partir da perspectiva de gênero. 2016. 104 f. (Mestrado em Letras). Universidade Federal de São João Del-Rei, São João Del-Rei, 2016.

REIS, Toni; EGGERT, Edla. Ideologia de Gênero: uma falácia construída sobre os planos de educação brasileiros.Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 38, n. 138, p. 9-26, jan./mar. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017165522

Downloads

Publicado

2024-07-22

Como Citar

BORTOLO, Drieli Fassioli; FRANÇA, Cyntia Simioni. Favos de resisitências: uma experiência singular de um projeto educativo sobre gênero e história pública. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 18, n. 34, p. 116–138, 2024. DOI: 10.61895/pl.v18i34.21210. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/21210. Acesso em: 21 nov. 2024.