Consciência histórica e história pública

Apresentação do Dossiê temático

Autores/as

Palabras clave:

Conciência histórica, História pública

Resumen

Considerando as interlocuções entre Consciência Histórica e Histórica Pública, a presente edição da Revista Ponta de Lança (UFS) reúne, neste dossiê, artigos que abordam a influência de saberes históricos produzidos em diferentes espaços para a formação da consciência histórica de estudantes da educação básica ou superior, professores e profissionais da educação. Nele, são discutidos e problematizados temas relacionados ao saber histórico escolar em suas intersecções com as teorias da história, o universo virtual de comunicação, além de formas de pensamentos que buscam contrapor visões eurocentradas do conhecimento histórico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Aaron Sena Cerqueira Reis, Professor Adjunto do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).

Citas

ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; RODRIGUES, Rogério Rosa (Orgs.). História pública em movimento. São Paulo, SP: Letra e Voz, 2021.

RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. História da Historiografia, n.2, p.163-209, mar. 2009.

RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.

Publicado

2023-09-29

Cómo citar

REIS, Aaron Sena Cerqueira. Consciência histórica e história pública: Apresentação do Dossiê temático. Ponta de Lança: Revista Eletrônica de História, Memória & Cultura, São Cristóvão, v. 17, n. 32, p. 10–12, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/pontadelanca/article/view/19713. Acesso em: 27 sep. 2024.