Consciência histórica e história pública
Apresentação do Dossiê temático
Mots-clés :
Conciência histórica, História públicaRésumé
Considerando as interlocuções entre Consciência Histórica e Histórica Pública, a presente edição da Revista Ponta de Lança (UFS) reúne, neste dossiê, artigos que abordam a influência de saberes históricos produzidos em diferentes espaços para a formação da consciência histórica de estudantes da educação básica ou superior, professores e profissionais da educação. Nele, são discutidos e problematizados temas relacionados ao saber histórico escolar em suas intersecções com as teorias da história, o universo virtual de comunicação, além de formas de pensamentos que buscam contrapor visões eurocentradas do conhecimento histórico.
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Références
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; RODRIGUES, Rogério Rosa (Orgs.). História pública em movimento. São Paulo, SP: Letra e Voz, 2021.
RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história. História da Historiografia, n.2, p.163-209, mar. 2009.
RÜSEN, Jörn. Teoria da história: uma teoria da história como ciência. Tradução Estevão C. de Rezende Martins. Curitiba: Editora UFPR, 2015.
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