EPIMELEIA HEAUTOU HELENÍSTICA EM FOUCAULT: UNIVERSALIZAÇÃO E ESPIRITUALIDADE1

Autores

  • João Roberto Barros II Doutor em Filosofia Unisinos-BR Doutorando em Ciências Sociais UBA-AR

DOI:

https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v5i9.781

Resumo

Iniciaremos o percurso de nossa análise passando ao período helenístico da epimeleiaheautou, compreendendo os sécs. I e II de nossa era. Nessa nova fase veremos que o cuidado desi, segundo Foucault, deixou de ser um privilégio para aqueles cidadãos que possuíam possessuficientes para dedicarem-se à sua formação ética e política, como era no período socráticoplatônico,passando a ser uma prática estendida, ou melhor, acessível a todos os indivíduos. Emúltima instância, havia deixado de ser uma prática elitista para se converter em uma prática demaior amplitude social. Todavia, apontaremos uma limitação importante, a nosso ver, quanto àprática da epimeleia heautou característica do período helenístico: é um cuidado centrado em si,que, longe de expressar uma autofinalização, constituiu-se em uma prática excessivamenteespiritualizada. Para sustentar esta crítica, nos serviremos, sobretudo, dos textos de PierreHadot.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Como Citar

Barros II, J. R. (2013). EPIMELEIA HEAUTOU HELENÍSTICA EM FOUCAULT: UNIVERSALIZAÇÃO E ESPIRITUALIDADE1. Prometheus - Journal of Philosophy., 5(9). https://doi.org/10.52052/issn.2176-5960.pro.v5i9.781

Edição

Seção

Artigos Originais