Análise da Influência da Revolução 4.0 na Gestão da Qualidade na Perspectiva de Docentes de Pós-Graduação da Área de Qualidade

Autores

  • Daiana Jeanny da Silva FACULDADE SANTA HELENA - FSH
  • Joao Paulo Pereira da Silva FACULDADE SANTA HELENA - FSH
  • Thiago Barbosa da Silva FACULDADE SANTA HELENA - FSH
  • Gabriela de Vasconcelos UEPB

Palavras-chave:

Revolução 4.0. Gestão da Qualidade. Inteligência Artificial.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a influência das novas tecnologias oriundas da revolução 4.0 nos processos de gestão da qualidade. A metodologia utilizada foi exploratória-descritiva a partir da realização de uma pesquisa survey, direcionado aos docentes de pós-graduação da área de gestão da qualidade. Os resultados verificados através de procedimentos metodológicos visando extrair informações reais a partir das perspectivas de domínio do conhecimento dos docentes atuantes na área, para assim identificar como o sistema de gestão da qualidade é afetado pelas tecnologias inseridas pela revolução 4.0, levando a constatação de que a supracitada revolução tem influenciado no gerenciamento dos processos de qualidade, conferindo maior agilidade na geração de informações possibilitando o uso de dados atualizados em tempo real, por meio da inteligência artificial que simula a racionalidade em resolver problemas e tomar decisões através de softwares e robôs e a internet das coisas que permite a rede de máquinas conectadas à internet executada de forma coordenada.

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Jeanny da Silva, D. ., Paulo Pereira da Silva, J. ., Barbosa da Silva, T. ., & de Vasconcelos, G. (2021). Análise da Influência da Revolução 4.0 na Gestão da Qualidade na Perspectiva de Docentes de Pós-Graduação da Área de Qualidade. Revista Controladoria E Gestão, 2(2), 522–542. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/rcg/article/view/15653