PRORROGADO O PRAZO PARA O DOSSIÊ POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, IDIOMAS SEM FRONTEIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR
A internacionalização do Ensino Superior precisa ser entendida como um processo que extrapola as ações de mobilidade acadêmica e inclui discussões voltadas para a integração da dimensão internacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão (KNIGHT, 2003), chegando até mesmo a ser entendida, por muitos pesquisadores, como a quarta missão das universidades (SANTOS; ALMEIDA FILHO, 2012).
A ampliação das discussões nessa área ganharam fôlego com a inserção de temas como Internacionalização em Casa (BEELEN; WALENKAMP, 2018) e Internacionalização abrangente (HUDZIK, 2011), demonstrando a necessidade de envolvimento de toda a comunidade acadêmica e de reestruturação interna, para que ações mais sólidas possam ser implementadas. Nesse contexto, com a interconexão entre Internacionalização e plurilinguismo, o estreitamento de discussões entre as áreas de Relações Internacionais e os Departamentos de Letras Estrangeiras/Adicionais passou a ser cada vez mais intenso e preocupações com a criação e execução de Políticas e Planejamentos Linguísticos começaram a ser mais recorrentes, principalmente após o estímulo dado Pelo Programa Idiomas sem Fronteiras, em 2017, para que Políticas Linguísticas institucionais fossem criadas e apresentadas como pré-requisito indispensável para as IES interessadas no recredenciamento ao IsF.
Diante do contexto apresentado, para este dossiê temático, convidamos pesquisadores/as que atuam na área da Linguística Aplicada (Crítica), da Sociolinguística, da Educação e de áreas afins a submeterem artigos/resenhas/entrevistas, que sejam textos inéditos e que, dentre outras possibilidades, estejam relacionados às seguintes temáticas:
a) Internacionalização do Ensino Superior;
b) políticas e planejamentos linguísticos;
c) educação linguística;
d) multilinguismo e plurilinguismo;
e) Programa Idiomas sem Fronteiras e/ou Rede Andifes IsF;
f) mobilidade acadêmica e PLE/PLA; g) inter/trans/multiculturalidade;
h) formação de professores de línguas no contexto da internacionalização.