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  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS PARA DOSSIÊ TEMÁTICO SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL DA REVISTA DE ESTUDOS DE CULTURA (REVEC)

    2024-10-13

    A Revista de Estudos de Cultura (REVEC), do Núcleo de Estudos de Cultura da Universidade Federal de Sergipe (NECUFS), convida pesquisadores, acadêmicos e profissionais das áreas de ciências humanas, ciências sociais e aplicadas, letras, linguística aplicada, linguística e artes a contribuírem com artigos para o nosso próximo dossiê temático:

    Inteligência Artificial: Desafios e Possibilidades para a Cultura e Educação no Século XXI.

    Os manuscritos devem ser submetidos até 01/04/2025 através do nosso sistema online cujo link é https://periodicos.ufs.br/revec/about/submissions.

    As submissões serão submetidas a uma revisão por pares, garantindo a integridade e qualidade acadêmica dos artigos publicados.

    Para mais informações sobre as diretrizes de submissão e o processo editorial,
    acesse nosso site https://periodicos.ufs.br/revec/about/submissions

    Organizadores
    Prof. Dr. Júlio Araújo (UFC)
    Prof. Dr. Rafael Vetromille-Castro (UFPel)
    Prof. Dr. Luís Ferreira (UNILAB)

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  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: Ensino de literatura e leitura subjetiva

    2024-06-15

    A leitura subjetiva, uma abordagem que integra reflexões sobre o ensino da literatura e a formação de leitores e leitoras, continua a ser um tema emergente e instigante para pesquisadores/as, professores/as e educadores/as nos campos dos estudos literários e da educação no Brasil. Desde a publicação seminal de Leitura subjetiva e ensino de literatura, em 2013, coletânea organizada por Annie Rouxel, Gérard Langlade e Neide Luzia Rezende, o campo tem sido potencializado por discussões sobre a importância da experiência subjetiva na formação de leitores e leitoras e na interpretação literária.

    Neste contexto, Gerárd Langlade, em seu artigo na coletânea, argumenta que a postura implicada do sujeito leitor é uma necessidade funcional da leitura. Ele afirma que “em toda experiência de leitura literária, os distúrbios, as emoções, os devaneios, as associações de ideias ou mesmo vinculações espontâneas, que têm suas raízes na personalidade profunda, na história pessoal, nas recordações literárias ou lembranças de momentos vividos do indivíduo que lê, são considerados elementos parasitas que falseiam, embaçam e emaranham a recepção de uma obra a ponto de lançá-la para fora do campo da literatura” (LANGLADE, 2013, p. 25). No entanto, Langlade defende que “As reações subjetivas, ao invés de excluir as obras para ‘fora da literatura’, seriam na verdade catalisadoras de leitura que alimentariam o trajeto interpretativo até a sua dimensão reflexiva” (LANGLADE, 2013, p.30-31).

    Passada mais de uma década desde a publicação desta importante obra no Brasil, seus efeitos e desdobramentos ainda estão em processo de avaliação e exploração. Este dossiê visa aprofundar as discussões sobre a leitura subjetiva, investigando suas implicações teóricas e metodológicas no ensino de literatura.

    Questões-chave para submissão:

    - Quais são as principais definições e abordagens teóricas da leitura subjetiva?

    - Como as experiências pessoais e subjetivas dos/as leitores/as influenciam a interpretação literária?

    - De que maneira a leitura subjetiva pode ser/tem sido integrada no ensino de literatura em escolas e universidades?

    - Quais são as metodologias e estratégias mais eficazes para fomentar a leitura subjetiva entre estudantes?

    - Como a subjetividade do/a leitor/a pode ser utilizada para fomentar a análise e a crítica literária?

    Objetivo do Dossiê:

    Convidamos pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos que explorem as dinâmicas da leitura subjetiva no contexto do ensino de literatura. Buscamos reunir textos que apresentem pesquisas concluídas ou em andamento, que ofereçam novas perspectivas teóricas, metodológicas e práticas, e que contribuam para a ampliação deste campo de estudo.

    Critérios de Aceitação e Publicação:

    Os trabalhos submetidos devem ser aprovados pelos pareceristas e estar de acordo com as normas editoriais da revista.

    Esperamos contribuir para a expansão e aprofundamento dos estudos sobre a leitura subjetiva e o ensino de literatura, proporcionando um espaço de diálogo e troca de experiências entre acadêmicos/as e profissionais da educação.

     

    Calendário para Submissão e Publicação:

    - Publicação da chamada: 15 de junho de 2024

    - Recebimento de originais/manuscritos - prazo prorrogado para 30 de outubro de 2024

    - Avaliação dos originais/manuscritos: até 15 de novembro de 2024

    - Revisão dos originais/manuscritos pelos autores: até 30 de novembro de 2024

    - Editoração e publicação do dossiê: até 30 de dezembro de 2024

     

    Proponentes:

    Francisco Neto Pereira Pinto (UFNT)

    Gabriela Rodella de Oliveira (UFSB/USP)

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  • CALL FOR PAPERS - DOSSIÊ TEMÁTICO: O LONGO SÉCULO XIX NOS TRÓPICOS: POLÍTICA, ECONOMIA E SOCIEDADE NO BRASIL OITOCENTISTA

    2024-04-17

    O chamado longo século XIX, conceito ancorado numa compreensão dilatada do tempo cronológico e atenta às mudanças e questões de formação do mundo sociopolítico e do estabelecimento do capitalismo liberal, tem suscitado vigoroso interesse por novos temas e problemas e mesmo a revisitação a velhas questões. Tem sensibilizado e mobilizado historiadores com olhares, fontes e metodologias de pesquisa histórica, se efetivando no aumento expressivo de obras, artigos, coletâneas, congressos e simpósios específicos sobre o período. É nesse sentido que tem atuado o grupo de pesquisadores vinculados ao Grupo de Pesquisa Política, Sociedade e Economia do Brasil no longo século XIX, cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq em que estudiosos de diferentes instituições do país tem encontrado ambiente estimulante ao debate de questões relacionadas às interfaces entre o poder, culturas políticas, sociedade e economia, a partir de perspectivas teórico-metodológicas que evidenciam as rupturas, as permanências, as simultaneidades, os antagonismos e as ambivalências historicamente tecidas nas múltiplas formas de relações sociais no Brasil, durante o período designado por Eric Hobsbawm como o longo século XIX (1789-1914)[1].

    Por isso, convidamos pesquisadores interessados para compor o dossiê: O longo século XIX nos trópicos: política, economia e sociedade no Brasil oitocentista

    Sua intenção é reunir pesquisas (concluídas ou andamento) em torno das dinâmicas administrativa, política, econômica e social próprias a historicidade do período imperial brasileiro e suas questões. Recortadas por espacialidades, agentes sociais e experiências plurais, pretende-se constituir espaço de rico diálogo entre estudiosos atentos a atualização conceitual e metodológica bem como o uso variado de fontes sobre estes diversificados temas e criativas perspectivas de análises. Serão acolhidos trabalhos que tematizam experiências individuais e coletivas, os projetos e práticas que nortearam o perfil econômico e político do Brasil imperial bem como estudos que possam contribuir para a compreensão da dinâmica do poder e sua conexão relativa à construção das estruturas políticas e sociais, cidadania, conflitos e negociações próprias do século dezenove no Brasil. Terão espaço as análises que redimensionem o lugar da história local e regional no cenário historiográfico contemporâneo e evidenciem as formas pelas quais ocorre a inserção da esfera micro na dimensão macro, de modo que permita a identificação do papel do local e do regional diante das injunções produzidas pela dinâmica do global, como também apreender os processos e as tramas que singularizam as formas e estratégias de negociação estabelecidas pelos seus atores com os poderes instituídos nacionalmente. Textos que tematizem expressões materiais e simbólicas de lutas e/ou relações de poder direcionadas à construção/desconstrução, legitimação ou deslegitimação de hegemonias ou dominações políticas, sociais e econômicas, voltadas para as práticas políticas e a cultura e disputas dos agentes sociais tanto no campo como na cidade também são bem-vindos. Cabem ainda as abordagens problematizadoras das especificidades da sociedade escravista brasileira bem como análise das transformações nas relações do trabalho escravo e livre e, de forma articulada, o pensamento social, produção cultural, construções identitárias e memorialísticas e historiografia.

     

    Organização:

    Edna Maria Matos Antônio, Doutora em História (UNESP), Professor na UFS - Universidade Federal de Sergipe

    Francisco Gleison da Costa Monteiro, Doutor em História (UFPE), Professor na UFPI – Universidade Federal do Piauí

     

    Prazo para submissão de trabalhos

     

    De 22 de abril a 30 de junho

     

    Referências bibliográficas

    ALMICO, Rita de Cássia da Silva; PEREIRA, Walter Luiz. (orgs). História Econômica do Brasil Império. Rio de Janeiro: Editora Hucitec/EDUFF, 2022.

    ANTÔNIO, Edna Maria Matos; MALAQUIAS, Carlos de Oliveira. Revisitando Sergipe oitocentista: fontes históricas e novos temas de pesquisa Aracaju: SEDUC, 2022.

    CARVALHO, José Murilo de e NEVES, Lucia Maria Bastos Pereira das (org.). Repensando o Brasil do Oitocentos. Cidadania, política e liberdade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

    CHRISTILLINO, Cristiano Luís; SCHETTINI, Vitória Fernanda. Política e sociedade no Brasil oitocentista. Recife: Ed. UFPE, 2020.

    HOBSBAWM, Eric J. A Era das Revoluções (1789-1848). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

    ______. A Era do Capital (1848-1875). Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

    ____. A Era dos Impérios. 13 ed. São Paulo – SP: Paz e Terra, 2011.

    JANCSÓ, István (org). Brasil: formação do Estado e da nação. São Paulo: Hucitec, 2003.

    KRAUSE, T. N. & GOYENA SOARES, Rodrigo. Império em Disputa: Coroa, Oligarquia e Povo na Formação do Estado Brasileiro, 1823-1870. Rio de Janeiro: FGV, 2022.

    RIBEIRO, Gladys Sabina (org.). Brasileiros e cidadãos. São Paulo, Alameda, 2008

     

    [1] Trata-se do período de 1789 a 1914 e que engloba a trilogia: “A era das revoluções 1789 -1848”, “A era do capital - 1848 a 1875” e “A era do império -1875 a 1914, formando a expressão “o longo século XIX”.

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  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO (edição especial) - DOSSIÊ OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA PESQUISA EM LINGUAGENS

    2024-03-20

    Visando fomentar produções que relacionem as pesquisas em linguística e literatura aos desafios e aspirações globais delineados pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), convidamos a comum para submissões ao Dossiê "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Pesquisa em Linguagens". Este dossiê visa contemplar, em especial, pesquisas apresentadas no XI Encontro das Pós-Graduações em Letras e III Seminário de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Sergipe, eventos cuja temática foi dedicada à intersecção entre linguagem e os ODS propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os 17 objetivos delineados na Agenda 2030 representam um compromisso global na promoção da igualdade de gênero, redução da pobreza, oferta de educação de qualidade, entre outros princípios fundamentais. Nesse contexto, os estudos da linguagem emergem desempenhando um papel crucial na construção de significados e identidades. Estes estudos revelam uma rede de possibilidades temáticas que permeiam a busca pela reflexão a respeito das metas globais delineadas pelos ODS, contribuindo, assim, para a promoção de sociedades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

    Organização do dossiê: Raquel Meister Ko. Freitag, Ádria dos Santos Gomes, Katherine de Albuquerque Mendonça, Lucas Santos Silva e Yann Dias da Silva Maia

    Prazo para submissão: 30/05/2024

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  • CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO XX - DOSSIÊ POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, IDIOMAS SEM FRONTEIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

    2023-05-26

    DOSSIÊ POLÍTICAS LINGUÍSTICAS, IDIOMAS SEM FRONTEIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR


    Organizadore(a)s:

    Elaine Maria Santos (UFS)

    Rodrigo Belfort Gomes (UFS)

    Camila Höfling (UFSCar)

     

    A internacionalização do Ensino Superior precisa ser entendida como um processo que extrapola as ações de mobilidade acadêmica e inclui discussões voltadas para a integração da dimensão internacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão (KNIGHT, 2003), chegando até mesmo a ser entendida, por muitos pesquisadores, como a quarta missão das universidades (SANTOS; ALMEIDA FILHO, 2012). A ampliação das discussões nessa área ganharam fôlego com a inserção de temas como Internacionalização em Casa (BEELEN; WALENKAMP, 2018) e Internacionalização abrangente (HUDZIK, 2011), demonstrando a necessidade de envolvimento de toda a comunidade acadêmica e de reestruturação interna, para que ações mais sólidas possam ser implementadas. Nesse contexto, com a interconexão entre Internacionalização e plurilinguismo, o estreitamento de discussões entre as áreas de Relações Internacionais e os Departamentos de Letras Estrangeiras/Adicionais passou a ser cada vez mais intenso e preocupações com a criação e execução de Políticas e Planejamentos Linguísticos começaram a ser mais recorrentes, principalmente após o estímulo dado Pelo Programa Idiomas sem Fronteiras, em 2017, para que Políticas Linguísticas institucionais fossem criadas e apresentadas como pré-requisito indispensável para as IES interessadas no recredenciamento ao IsF. Diante do contexto apresentado, para este dossiê temático, convidamos pesquisadores/as que atuam na área da Linguística Aplicada (Crítica), da Sociolinguística, da Educação e de áreas afins a submeterem artigos/resenhas/entrevistas, que sejam textos inéditos e que, dentre outras possibilidades, estejam relacionados às seguintes temáticas: a) Internacionalização do Ensino Superior; b) políticas e planejamentos linguísticos; c) educação linguística; d) multilinguismo e plurilinguismo; e) Programa Idiomas sem Fronteiras e/ou Rede Andifes IsF; f) mobilidade acadêmica e PLE/PLA; g) inter/trans/multiculturalidade; h) formação de professores de línguas no contexto da internacionalização.

    PRAZO PARA SUBMISSÃO: 30/09/2023

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  • Élie Stéphenson, escritos de guianidade - écrits de guyanités (Prazo Prorrogado)

    2023-05-04

    Élie Stéphenson, escritos de guianidade - écrits de guyanités

    Prezado(a)s colegas,
    A Revista de Estudos de Cultura (REVEC) convida a todo(a)s o(a)s interessado(a)s para submeter proposta de artigo para o dossiê Élie Stéphenson, escritos de guianidade - écrits de guyanités, organizado pelo(a)s professore(a)s Dennys Silva-Reis (UFAC); Danielle Grace Almeida (UFRN) e Rosária Costa Ribeiro (UFAL).

    O presente número explora a obra do escritor guianense de língua francesa Elie Stéphenson. Poeta, dramaturgo, romancista, contista, músico e militante, o autor tem vasta produção ainda desconhecida em território brasileiro e pouco pesquisada nos estudos francófonos. Logo, esta edição visa contribuir para diminuir esta lacuna nos Estudos Literários. Le dossier approfondit l'œuvre d'Elie Stéphenson, écrivain guyanais de langue française. Poète, dramaturge, romancier, conteur, musicien et militant, l'auteur a une ample production encore inconnue au Brésil et peu étudié aux études francophones. Ainsi, cette issue vise à contribuer pour amplifier cette voix aux Études Littéraires.

    PRAZO PARA SUBMISSÃO PRORROGADO PARA: 30/05/2023

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  • Chamada para Publicação XIX

    2022-11-22

    Élie Stéphenson, escritos de guianidade - écrits de guyanités

    Prezado(a)s colegas,
    A Revista de Estudos de Cultura (REVEC) convida a todo(a)s o(a)s interessado(a)s para submeter proposta de artigo para o dossiê Élie Stéphenson, escritos de guianidade - écrits de guyanités, organizado pelo(a)s professore(a)s Dennys Silva-Reis (UFAC); Danielle Grace Almeida (UFRN) e Rosária Costa Ribeiro (UFAL).

    O presente número explora a obra do escritor guianense de língua francesa Elie Stéphenson. Poeta, dramaturgo, romancista, contista, músico e militante, o autor tem vasta produção ainda desconhecida em território brasileiro e pouco pesquisada nos estudos francófonos. Logo, esta edição visa contribuir para diminuir esta lacuna nos Estudos Literários. Le dossier approfondit l'œuvre d'Elie Stéphenson, écrivain guyanais de langue française. Poète, dramaturge, romancier, conteur, musicien et militant, l'auteur a une ample production encore inconnue au Brésil et peu étudié aux études francophones. Ainsi, cette issue vise à contribuer pour amplifier cette voix aux Études Littéraires.

    PRAZO PARA SUBMISSÃO: 30/04/2023

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  • PRORROGADO O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ "O EVANGELHO SEGUNDO SARAMAGO"

    2022-08-31

    PRORROGADO O PRAZO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS PARA O DOSSIÊ "O EVANGELHO SEGUNDO SARAMAGO"

    NOVO PRAZO PARA SUBMISSÃO: 30/10/2022

    Em 2021, comemoramos trinta anos da publicação de O Evangelho Segundo Jesus Cristo, do escritor português José Saramago. Controverso, para alguns; obra-prima, para muitos, as polêmicas em torno do célebre romance dividiram a opinião pública e pautaram um debate acalorado de caráter moralista que se estendeu muito além do Parlamento Português. Apesar das tentativas de boicote à circulação do livro, a obra ganhou repercussão internacional e possivelmente tenha pavimentado a conquista do Prêmio Nobel, sete anos depois. Este dossiê transforma em textos inéditos a série de palestras proferidas em dezembro de 2021 durante o webinário “O Evangelho Segundo Saramago” — patrocinado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo —, sendo enriquecido por contribuições de outros especialistas na obra de Saramago. A iniciativa conta com o apoio da Fundação José Saramago e integra as atividades comemorativas do centenário do autor.

     

    Organizadores:

    Prof. Dr. Jaime Bertoluci (Instituto de Estudos Avançados, USP)

    Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin (Escola de Comunicações e Artes, USP).

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  • DOSSIÊ "O EVANGELHO SEGUNDO SARAMAGO"

    2022-06-09

    DOSSIÊ "O EVANGELHO SEGUNDO SARAMAGO"

    PRAZO PARA SUBMISSÃO: 31/08/2022

    Em 2021, comemoramos trinta anos da publicação de O Evangelho Segundo Jesus Cristo, do escritor português José Saramago. Controverso, para alguns; obra-prima, para muitos, as polêmicas em torno do célebre romance dividiram a opinião pública e pautaram um debate acalorado de caráter moralista que se estendeu muito além do Parlamento Português. Apesar das tentativas de boicote à circulação do livro, a obra ganhou repercussão internacional e possivelmente tenha pavimentado a conquista do Prêmio Nobel, sete anos depois. Este dossiê transforma em textos inéditos a série de palestras proferidas em dezembro de 2021 durante o webinário “O Evangelho Segundo Saramago” — patrocinado pelo Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo —, sendo enriquecido por contribuições de outros especialistas na obra de Saramago. A iniciativa conta com o apoio da Fundação José Saramago e integra as atividades comemorativas do centenário do autor.

     

    Organizadores:

    Prof. Dr. Jaime Bertoluci (Instituto de Estudos Avançados, USP)

    Prof. Dr. Jean Pierre Chauvin (Escola de Comunicações e Artes, USP).

     

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  • Chamada para Publicação XVIII

    2021-02-24

    Projeções utópicas e distópicas na história

    Prazo final para submissão: 30/09/2021

    Na condição de gênero letrado surgido na Inglaterra do século XVI, o conceito de utopia designa um território insular regido por pressupostos datados. A categoria, em seguida, passou a designar diferentes projeções de natureza política que repensavam e/ou contrariavam o status quo. As distopias , por sua vez, retratam situações opressivas/violentas, pois elaboram ou amplificam expedientes como o uso da técnica, a alienação e o autoritarismo. Figurações utópicas e distópicas ganharam novo impulso no século XX, quando genocídios e autoritarismos impuseram reflexões de ordem variada sobre a vida em sociedade. Com o presente dossiê, pretende-se reunir trabalhos voltados para essa temática. O intuito, em linhas gerais, é apresentar ao leitor artigos cujo objeto, ficcional ou não, atenta para o caráter arbitrário das escolhas humanas em seus diferentes desdobramentos.

    Cláudia Tolentino Gonçalves Felipe (Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas)

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  • Chamada para Publicação XVII

    2020-10-24

    O mundo dos mortos e suas representações

    O prazo final para submissão: 30/04/2021

    A descida ao mundo dos mortos (katábasis entre os gregos, descensus entre os latinos) é um expediente ou um topoi longevo que remonta aos antigos mesopotâmicos e egípcios. Sabemos disso desde o século XIX, quando arqueólogos desenterraram plaquinhas com cuneiformes e exploraram câmaras funerárias de antigos faraós. Episódios como a descida de Ishtar ao Kurnugu, a trajetória da barca solar e a batalha contra as forças do caos durante as horas noturnas, a catábase dos heróis gregos e romanos em busca de informações junto aos mortos, a viagem de Dante Alighieri pelo inferno, purgatório e paraíso, permitem que o estudioso se aproxime de descrições do mundo ctônico, do Hades, dos infernos, e consiga vislumbrar as expectativas e projeções datadas de uma determinada cultura, afinal, as características do além dizem muito sobre a maneira como esses povos concebiam a existência, o comportamento dos vivos e, portanto, o sentido da vida. Efetuada por meio de rituais mágicos, hecatombes ou ainda por intermédio de sonhos ou do favor divino, a descida à mansão dos ínferos poderia ser realizada por deuses, heróis, mas também por homens comuns. 


     A catábase, ou o descensus, pode ser pensada também como metáfora da condição humana, como indício de uma grande provação ou sofrimento, como alegoria de uma jornada expiatória ou transformadora que revela os valores de uma época, como tópica artística capaz de evidenciar estilos ou aspectos estéticos das obras,  bem como também de engrenagens sociais.


    O presente dossiê pretende reunir trabalhos voltados para essa temática, não apenas para mapear os elementos utilizados para descrever o mundo sobrenatural (metafórico ou não), mas também para investigar aspectos desse imaginário. O intuito é priorizar a diversidade, as singularidades culturais, mas também analogias entre culturas, o uso de noções e conceitos comuns que ajudem a compreender as sutilezas históricas colocadas em relevo por meio dessas representações.

    Organizadores:
    Cleber Vinicius do Amaral Felipe (INHIS-UFU)
    Frederico de Sousa Silva (ILEEL-UFU)

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  • Chamada para Publicação XVI

    2020-06-05

    Dossiê história das doenças e epidemias

    Prazo final para submissão: 30/09/2020

    No bojo das renovações historiográficas encontramos o surgimento de diferentes temáticas, abordagens, ou a retomada de temas outrora visitados, sob novas perspectivas. A história das doenças e saúde nos últimos anos, apresenta-se sob novos olhares, quadro proporcionado pelo movimento dos historiadores, que no sentido de analisar as experiências de adoecimento, para além do fenômeno biológico, lança mão do diálogo com outras ciências tais como a linguística, a sociologia e demografia. Percebemos também a incorporação de novos tipos de fontes históricas e com elas, a percepção dos mais variados sujeitos imersos nos processos de adoecer ou promover a cura. Nas novas narrativas ilumina-se nas dimensões sociais, peculiaridades da repercussão das doenças e seus fenômenos epidemiológicos nos variados grupos sociais, como as populações escravizadas, por exemplo. E incorporação ao debate de categorias como a assistência, gênero e representação. Problematização do papel do Estado e suas instituições, espaços de cura ou controle do corpo humano, a produção científica em torno da saúde e doenças, como também as práticas de cura alternativas, que corriqueiramente estavam a margem da história. O prisma por vezes interdisciplinar deste campo de estudo, caracteriza a busca de compreensões mais profundas dos impactos políticos, econômicos e culturais no desarranjo provocado pelas doenças e epidemias nas sociedades. Este dossiê que propomos se insere neste movimento, oportunidade de promover a reunião de trabalhos que versam sobre as experiências de adoecimento e epidemias dos mais variados espaços geográficos e recortes temporais, cujas mudanças e permanências podem refletir a conjuntura atual, na qual o mundo experimenta os desdobramentos da pandemia provocada pelo COVID 19.

    Organizadores

    Profa. Msc. Bárbara Barbosa dos Santos (FIOCRUZ)

    Prof. Dr. Carlos Oliveira Malaquias (UFS)

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  • Chamada para Publicação XV

    2019-12-04

    Dossiê "O Terror entre a Retórica e a Literatura"

    Prazo final para submissão: 30/04/2020 

    A Revista de Estudos da Cultura, da Universidade Federal de Sergipe, convida professores e pesquisadores interessados para colaborarem com o dossiê “O terror entre a retórica e a literatura”. O locus horrendus, tópica longeva que pode ser identificada em diferentes gêneros discursivos desde a Antiguidade, constituía uma experiência eficaz na promoção daquilo que denominamos “terror”. Exemplos de aplicação deste lugar comum são abundantes: as cenas de batalhas nos poemas homéricos, a figuração do Tártaro na epopeia de Virgílio, a configuração dos nove círculos que configuram o inferno dantesco etc. O terror, portanto, pode ser apreendido como um constructoretórico capaz de instruir e deleitar os leitores, partindo-se na máxima segundo a qual a experiência trágica, quando apartada do perigo e dos horrores que a caracterizam, torna-se atrativa e agradável. Em sua versão moderna, no regime literário, o terror mantém a função de promoção do deleite e assume papel central no refinamento do gosto estético. Articulado ao debate que deu origem à estética romântica, operando no registro em que a autoria e os efeitos sensíveis produzidos pelo texto são entendidos como questões psicológicas, o terror literário se populariza na poesia e na prosa. Dos vilões dos castelos góticos, típicos dos romances do século XVIII, aos impiedosos assassinos urbanos, comuns nos textos ficcionais do século XIX, o terror se afirma como um recurso capaz de aguçar as mais variadas sensações em uma gama ampla de leitores. Torna-se recurso privilegiado para a exploração de enredos insólitos e de dramas psicológicos, ajudando a tornar a literatura produto atraente para um emergente mercado de entretenimento. 

     

    Organizadores:

    Prof. Dr. Cleber Vinicius do Amaral Felipe (INHIS-UFU)

    Prof. Dr. Lainister de Oliveira Esteves (INHIS-UFU)

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  • Chamada para Publicação XIII

    2019-09-10

      

    RELAÇÃO COM O SABER  

                     Prazo para submissão: 30/11/2019


    EMENTA

    A REVEC convida todo(a)s o(a)s estudantes, professore(a)s e pesquisadore(a)s interessado(a)s a submeter artigos científicos inéditos acerca da Relação com o Saber. (CHARLOT, 1976, 1991, 1992, 2000, 2005, 2009, 2013). De acordo com Charlot (2000), o saber sempre alude uma atividade, implicando relações do sujeito com o mundo, com ele mesmo e com os outros, pois “não há saber que não esteja inscrito em relações de saber” (CHARLOT, 2000, p.63). Nosso objetivo é provocar e promover publicações baseadas em pesquisas, fontes e temáticas inéditas ou pouco exploradas que estejam alicerçadas ou façam uso dessa teoria que investiga as relações epistêmicas, sociais e identitárias do sujeito imerso no processo de aprendizagem. Tais relações ocorrem simultaneamente, e é assim que as pesquisas baseadas na teoria da Relação com o Saber buscam compreender os sentidos que os alunos de classes sociais diferentes atribuem ao saber e à escola, dando uma nova perspectiva entre as desigualdades sociais e o sucesso ou fracasso escolar.

     

    Bibliografia sugerida:


    CHARLOT, Bernard
    A Mistificação pedagógica (nova tradução, novo prefácio). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
    _________________
    Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013. 
    _________________
    A Relação com o Saber nos Meios Populares. Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto, Portugal: LIVPSIC, 2009.
    _________________
    Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre, Brasil: Artes Médicas, 2005. 
    _________________
    Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000. 
    CHARLOT, Bernard; BAUTIER, E. ; ROCHEX, J. Y. . Ecole et savoir dans les banlieues et ailleurs. Paris: Armand Colin, 1992.

    CHARLOT, Bernard; BKOUCHE, R.; ROUCHE, N. . Faire des mathématiques : le plaisir du sens. Paris: Armand Colin, 1991.

    CHARLOT, BernardLa Mystification pédagogique. Paris: Payot, 1976.

     

     

    Bernard Charlot

    Kate Constantino Oliveira

     (Organizadores) Saiba mais sobre Chamada para Publicação XIII
  • Chamada para Publicação XIV

    2019-09-05

    POMBAL EDUCADOR:

    A política de instrução pública do governo pombalino

                   PRAZO NOVAMENTE PRORROGADO PARA    30/01/2020

     

    EMENTA

     

    A REVEC convida todo(a)s o(a)s estudantes, professore(a)s e pesquisadore(a)s interessado(a)s a submeter artigos científicos inéditos acerca do Marquês de Pombal e a Instrução Pública. Nosso objetivo é provocar e promover publicações baseadas em pesquisas, fontes e temáticas inéditas ou pouco exploradas acerca da relação entre o Marquês de Pombal e a instrução pública, no reino e seus domínios, especialmente no Brasil. Assim, buscamos provocar e promover o estudo de aspectos e relações inusitadas das reformas pombalinas, para melhor compreender o modo como tais reformas afetaram a institucionalização e o desenvolvimento da instrução pública no Brasil.

    Esta chamada vincula-se ao projeto Pombal Global / Pombalia: Para a construção de um corpus pombalino. Parte I - Os Escritos Historiográficos Pombalinos (Referência: PTDC/HAR-HIS/32197/2017). Desse modo, visa também contribuir para um conhecimento mais aprofundado da vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Melo por meio de uma abordagem interdisciplinar, para além das visões parciais motivadas pelas paixões polêmicas que ora desvalorizaram, ora supervalorizaram o significado de sua ação.

     

    Bibliografia sugerida:

     

    CARDOSO, Tereza Maria Rolo Fachada Levy. As luzes da educação: fundamentos, raízes históricas e prática das aulas régias no Rio de Janeiro (1759-1834).Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2002.

    CARVALHO, Laerte Ramos de. As reformas pombalinas da instrução pública.São Paulo: Saraiva / Ed. da Universidade de São Paulo, 1978. 

    FALCON, Francisco J. C. A época pombalina. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.

    FALCON, Francisco e Rodrigues, Cláudia (Organizadores). A “Época Pombalina” no mundo luso-brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. 

    FONSECA, Thais Nivia de Lima e. As reformas pombalinas no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011. 

    MAXWELL, Keneth. Marquês de Pombal: paradoxo do iluminismo. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

    OLIVEIRA, Luiz Eduardo Oliveira (org.). A legislação pombalina sobre o ensino de línguas: suas implicações na educação brasileira (1757-1827). Maceió: EDUFAL, 2010a.

    SERRÃO, Joaquim Veríssimo. O Marquês de Pombal: o homem, o diplomata e o estadista. Lisboa: Câmaras Municipais de Libsoa, Oeiras e Pombal, 1982.

     

    Elaine Maria Santos

    Ana Lúcia Simões Borges Fonseca

    Rodrigo Belfort Gomes

    (Organizadores)

    Saiba mais sobre Chamada para Publicação XIV
  • Chamada para Publicação XIII

    2019-09-04

    RELAÇÃO COM O SABER  

                     Prazo para submissão: 20/11/2019


    EMENTA

    A REVEC convida todo(a)s o(a)s estudantes, professore(a)s e pesquisadore(a)s interessado(a)s a submeter artigos científicos inéditos acerca da Relação com o Saber. (CHARLOT, 1976, 1991, 1992, 2000, 2005, 2009, 2013). De acordo com Charlot (2000), o saber sempre alude uma atividade, implicando relações do sujeito com o mundo, com ele mesmo e com os outros, pois “não há saber que não esteja inscrito em relações de saber” (CHARLOT, 2000, p.63). Nosso objetivo é provocar e promover publicações baseadas em pesquisas, fontes e temáticas inéditas ou pouco exploradas que estejam alicerçadas ou façam uso dessa teoria que investiga as relações epistêmicas, sociais e identitárias do sujeito imerso no processo de aprendizagem. Tais relações ocorrem simultaneamente, e é assim que as pesquisas baseadas na teoria da Relação com o Saber buscam compreender os sentidos que os alunos de classes sociais diferentes atribuem ao saber e à escola, dando uma nova perspectiva entre as desigualdades sociais e o sucesso ou fracasso escolar.

     

    Bibliografia sugerida:


    CHARLOT, Bernard
    . A Mistificação pedagógica (nova tradução, novo prefácio). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
    _________________
    . Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
    _________________
    . A Relação com o Saber nos Meios Populares. Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto, Portugal: LIVPSIC, 2009.
    _________________
    . Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre, Brasil: Artes Médicas, 2005.
    _________________
    . Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
    CHARLOT, Bernard; BAUTIER, E. ; ROCHEX, J. Y. . Ecole et savoir dans les banlieues et ailleurs. Paris: Armand Colin, 1992.

    CHARLOT, Bernard; BKOUCHE, R.; ROUCHE, N. . Faire des mathématiques : le plaisir du sens. Paris: Armand Colin, 1991.

    CHARLOT, Bernard. La Mystification pédagogique. Paris: Payot, 1976.

     

     

    Bernard Charlot

    Kate Constantino Oliveira

     (Organizadores) Saiba mais sobre Chamada para Publicação XIII
  • Chamada para Publicação XII

    2019-01-22

    A Revista de Estudos de Cultura (Revec) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) convida docentes, pesquisadores e demais interessados para colaborarem com o dossiê Letras e História, que integrará sua próxima edição. Nele, pretende-se reunir pesquisas que consideram a intersecção entre essas e outras áreas do conhecimento, especialmente porque, nos últimos trinta anos, estudos realizados nas universidades brasileiras têm dialogado com trabalhos de caráter interdisciplinar desenvolvidos em instituições de diversos países. Idealizado por Jean Pierre Chauvin (USP) e Marcelo Lachat (Unifesp), o dossiê visa a congregar pesquisadores de diversas localidades do país e do exterior, tendo em vista ampliar a rede de colaboradores dedicados ao tema e, consequentemente, consolidar novas parcerias institucionais que estimulem discussões em torno da historiografia na sua relação com as artes da palavra, a exemplo da retórica e da poética, bem como dos manuais de cortesania e congêneres. Os eixos do dossiê agrupam-se da seguinte forma:

    1. Letras luso-brasileiras (entre os séculos XVI e XVIII);

    2. Historiografia da Literatura Portuguesa;

    3. Historiografia da Literatura Brasileira;

    4. Historiografia e Teorias da História;

    5. Gêneros e Espécies Textuais;

    6. Interdisciplinaridade no ensino de Letras e História;

    7. Periodização nas Letras luso-brasileiras;

    8. Materialidade do Texto;

    9. Protocolos de Leitura;

    10. Produção e circulação de documentos, leis, correspondências, sermões e poesias na América Portuguesa.

    11. Representação e Verossimilhança;

    12. História dos Conceitos.

     

    O prazo para envio dos artigos, rigorosamente em acordo com as normas da Revista de Estudos de Cultura (UFS), será o dia 31 de maio de 2019.

    Saiba mais sobre Chamada para Publicação XII