Chamada para Publicação XIV

2019-09-05

POMBAL EDUCADOR:

A política de instrução pública do governo pombalino

                     PRAZO NOVAMENTE PRORROGADO PARA    30/01/2020


 

EMENTA

 

A REVEC convida todo(a)s o(a)s estudantes, professore(a)s e pesquisadore(a)s interessado(a)s a submeter artigos científicos inéditos acerca do Marquês de Pombal e a Instrução Pública. Nosso objetivo é provocar e promover publicações baseadas em pesquisas, fontes e temáticas inéditas ou pouco exploradas acerca da relação entre o Marquês de Pombal e a instrução pública, no reino e seus domínios, especialmente no Brasil. Assim, buscamos provocar e promover o estudo de aspectos e relações inusitadas das reformas pombalinas, para melhor compreender o modo como tais reformas afetaram a institucionalização e o desenvolvimento da instrução pública no Brasil.

Esta chamada vincula-se ao projeto Pombal Global / Pombalia: Para a construção de um corpus pombalino. Parte I - Os Escritos Historiográficos Pombalinos (Referência: PTDC/HAR-HIS/32197/2017). Desse modo, visa também contribuir para um conhecimento mais aprofundado da vida e obra de Sebastião José de Carvalho e Melo por meio de uma abordagem interdisciplinar, para além das visões parciais motivadas pelas paixões polêmicas que ora desvalorizaram, ora supervalorizaram o significado de sua ação.

 

Bibliografia sugerida:

 

CARDOSO, Tereza Maria Rolo Fachada Levy. As luzes da educação: fundamentos, raízes históricas e prática das aulas régias no Rio de Janeiro (1759-1834).Bragança Paulista: Editora da Universidade São Francisco, 2002.

CARVALHO, Laerte Ramos de. As reformas pombalinas da instrução pública.São Paulo: Saraiva / Ed. da Universidade de São Paulo, 1978. 

FALCON, Francisco J. C. A época pombalina. 2. ed. São Paulo: Ática, 1993.

FALCON, Francisco e Rodrigues, Cláudia (Organizadores). A “Época Pombalina” no mundo luso-brasileiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. 

FONSECA, Thais Nivia de Lima e. As reformas pombalinas no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011. 

MAXWELL, Keneth. Marquês de Pombal: paradoxo do iluminismo. Tradução: Antônio de Pádua Danesi. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

OLIVEIRA, Luiz Eduardo Oliveira (org.). A legislação pombalina sobre o ensino de línguas: suas implicações na educação brasileira (1757-1827). Maceió: EDUFAL, 2010a.

SERRÃO, Joaquim Veríssimo. O Marquês de Pombal: o homem, o diplomata e o estadista. Lisboa: Câmaras Municipais de Libsoa, Oeiras e Pombal, 1982.

 

Elaine Maria Santos

Ana Lúcia Simões Borges Fonseca

Rodrigo Belfort Gomes

(Organizadores)