Chamada para Publicação XIII
RELAÇÃO COM O SABER
Prazo para submissão: 30/11/2019
EMENTA
A REVEC convida todo(a)s o(a)s estudantes, professore(a)s e pesquisadore(a)s interessado(a)s a submeter artigos científicos inéditos acerca da Relação com o Saber. (CHARLOT, 1976, 1991, 1992, 2000, 2005, 2009, 2013). De acordo com Charlot (2000), o saber sempre alude uma atividade, implicando relações do sujeito com o mundo, com ele mesmo e com os outros, pois “não há saber que não esteja inscrito em relações de saber” (CHARLOT, 2000, p.63). Nosso objetivo é provocar e promover publicações baseadas em pesquisas, fontes e temáticas inéditas ou pouco exploradas que estejam alicerçadas ou façam uso dessa teoria que investiga as relações epistêmicas, sociais e identitárias do sujeito imerso no processo de aprendizagem. Tais relações ocorrem simultaneamente, e é assim que as pesquisas baseadas na teoria da Relação com o Saber buscam compreender os sentidos que os alunos de classes sociais diferentes atribuem ao saber e à escola, dando uma nova perspectiva entre as desigualdades sociais e o sucesso ou fracasso escolar.
Bibliografia sugerida:
CHARLOT, Bernard. A Mistificação pedagógica (nova tradução, novo prefácio). 3. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
_________________. Da relação com o saber às práticas educativas. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.
_________________. A Relação com o Saber nos Meios Populares. Uma investigação nos liceus profissionais de subúrbio. Porto, Portugal: LIVPSIC, 2009.
_________________. Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre, Brasil: Artes Médicas, 2005.
_________________. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000.
CHARLOT, Bernard; BAUTIER, E. ; ROCHEX, J. Y. . Ecole et savoir dans les banlieues et ailleurs. Paris: Armand Colin, 1992.
CHARLOT, Bernard; BKOUCHE, R.; ROUCHE, N. . Faire des mathématiques : le plaisir du sens. Paris: Armand Colin, 1991.
CHARLOT, Bernard. La Mystification pédagogique. Paris: Payot, 1976.
Bernard Charlot
Kate Constantino Oliveira
(Organizadores)