O CAMPO LEXICAL DA POLÍTICA E A CRIAÇÃO NEOLÓGICA EM TEXTOS JORNALÍSTICOS PUBLICADOS NA REVISTA VEJA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v4i2.11195Resumo
Objetivamos com este trabalho refletir sobre a dinamicidade da língua, através da inovação lexical, tendo como método a análise de textos jornalísticos da revista Veja para coleta de lexias inovadoras. O referencial teórico tomado como base para o estudo do léxico está relacionado com a criação lexical, neologia, tendo os autores Alves (2007), Carvalho (2006), Correia (2012) e Souto (2011) como aportes. Foram selecionadas duas reportagens, no site da citada revista, do ano de 2016, que tratam do impeachment da então presidente Dilma Rousseff, buscando demonstrar como os textos jornalísticos refletem a dinamicidade da língua através da criação neológica, especificamente como o campo da política propicia a ampliação do léxico através da utilização de termos próprios/inovadores.
Palavras-chave: Léxico. Neologismos. Política
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.