POR QUE ESTOU AQUI? O SENTIDO DOS ESTUDANTES EM UMA AULA DE MATEMÁTICA

Autores

  • Débora Pereira Laurino
  • Janice Rubira Silva

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13251

Resumo

A pesquisa faz uso da Cartografia como método de pesquisa-intervenção e aborda o sentido atribuído pelo estudante ao ato de estar na escola. Contribuíram com esse trabalho estudantes do Ensino Fundamental que produziram escritos a respeito de suas percepções com relação ao ser e ao estar na escola. Dois discursos foram construídos com base na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo que possibilitaram compreender a relação com o saber estabelecida por esse grupo de estudantes. Os discursos produzidos, tratados segundo a Biologia do Conhecer e a teoria da Relação com o Saber, possibilitaram compreender que o sentido atribuído pelos estudantes ao ato de estar na escola é pautado no desejo de conviver com os outros e fundado pela emoção do brincar, assim como, a responsabilidade de projetação de uma imagem social e/ou da obtenção de êxitos pelo ato de frequentar a escola.
Palavras-chave: Relação com a Escola. Ensino Fundamental. Emoção

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-17

Como Citar

Laurino, D. P., & Silva, J. R. . (2020). POR QUE ESTOU AQUI? O SENTIDO DOS ESTUDANTES EM UMA AULA DE MATEMÁTICA. Revista De Estudos De Cultura, 5(14), 59–74. https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13251