POR QUE ESTOU AQUI? O SENTIDO DOS ESTUDANTES EM UMA AULA DE MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v5i14.13251Resumo
A pesquisa faz uso da Cartografia como método de pesquisa-intervenção e aborda o sentido atribuído pelo estudante ao ato de estar na escola. Contribuíram com esse trabalho estudantes do Ensino Fundamental que produziram escritos a respeito de suas percepções com relação ao ser e ao estar na escola. Dois discursos foram construídos com base na técnica do Discurso do Sujeito Coletivo que possibilitaram compreender a relação com o saber estabelecida por esse grupo de estudantes. Os discursos produzidos, tratados segundo a Biologia do Conhecer e a teoria da Relação com o Saber, possibilitaram compreender que o sentido atribuído pelos estudantes ao ato de estar na escola é pautado no desejo de conviver com os outros e fundado pela emoção do brincar, assim como, a responsabilidade de projetação de uma imagem social e/ou da obtenção de êxitos pelo ato de frequentar a escola.
Palavras-chave: Relação com a Escola. Ensino Fundamental. Emoção
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.