UMA ODISSEIA ÀS AVESSAS
O DESERTOR, DE SILVA ALVARENGA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v8i20.17877Resumo
Neste ensaio, comentam-se alguns episódios de O Desertor, poema herói-cômico composto por Manuel Inácio da Silva Alvarenga (1749-1814) no final do século
XVIII, levando-se em conta a conceituação do gênero a que a obra se filia, bem como a fortuna crítica existente. Na leitura, relembra-se que os poetas árcades precisam ser lidos a salvo de conceitos anacrônicos e derivações biográficas. Em lugar de uma abordagem de cunho impressionista, sugere-se que o poema seja considerado como discurso resultante do engenho do poeta, em diálogo com diversas obras, desde a Antiguidade greco-latina.
Palavras-chave: Gênero herói-cômico; poesia luso-brasileira; século XVIII.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.