PRÁTICAS DE LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
UM ESTUDO SOBRE O IDIOMAS SEM FRONTEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20572Resumo
Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo com perspectiva etnográfica, que objetivou analisar em que medida leituras em momentos de formação reverberam na prática discursiva e docente nos cursos presenciais ministrados por dois professores em formação (PFs) no Idiomas sem Fronteiras (IsF). Os dados advêm de questionário, observação participante de reuniões semanais de formação pedagógica com propostas de leitura e discussão e de aulas ministradas pelos PFs, bem como entrevista. Os dados revelam que a leitura e discussão de textos favorece a aprendizagem de conceitos científicos que se aliam a conceitos espontâneos, aumentando a possibilidade de reverberação na prática pedagógica. Nesse contexto, o IsF desponta como lócus privilegiado de formação de professores.
Palavras-chave: Leitura, Prática pedagógica, Formação de professores, Idiomas sem Fronteiras.
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