PRÁTICAS DE LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

UM ESTUDO SOBRE O IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Autores

  • Ana Paula Berri Kuroski
  • Cyntia Bailer

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20572

Resumo

Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de cunho qualitativo com perspectiva etnográfica, que objetivou analisar em que medida leituras em momentos de formação reverberam na prática discursiva e docente nos cursos presenciais ministrados por dois professores em formação (PFs) no Idiomas sem Fronteiras (IsF). Os dados advêm de questionário, observação participante de reuniões semanais de formação pedagógica com propostas de leitura e discussão e de aulas ministradas pelos PFs, bem como entrevista. Os dados revelam que a leitura e discussão de textos favorece a aprendizagem de conceitos científicos que se aliam a conceitos espontâneos, aumentando a possibilidade de reverberação na prática pedagógica. Nesse contexto, o IsF desponta como lócus privilegiado de formação de professores.
Palavras-chave: Leitura, Prática pedagógica, Formação de professores, Idiomas sem Fronteiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-02-17

Como Citar

Berri Kuroski, A. P., & Bailer, C. (2024). PRÁTICAS DE LEITURA NA CONSTITUIÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O IDIOMAS SEM FRONTEIRAS. Revista De Estudos De Cultura, 9(23). https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20572