A GESTÃO LINGUÍSTICA NO NÚCLEO DE LÍNGUAS DO IDIOMAS SEM FRONTEIRAS NA UEFS
A LÍNGUA ESPANHOLA EM FOCO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20579Resumo
Este trabalho discute os efeitos da gestão linguística no Núcleo de Línguas do Idiomas sem Fronteiras na Universidade Estadual de Feira de Santana, com foco na língua espanhola. Trata-se de um estudo qualitativo de natureza documental, ancorado no aporte teórico da gestão linguística (Abreu-e-Lima et al., 2021; Neustupny & Nekvapil, 2012). Os resultados revelam um sistema de gestão integrado e colaborativo, envolvendo múltiplos agentes e seus dispositivos, que constroem uma política linguística de abrangência local e nacional. Identificamos um aumento na demanda pela aprendizagem do espanhol, contribuindo para desenvolvimento da proficiência linguística dos sujeitos implicados e potencializando a formação docente dos licenciandos do curso de Letras para além das fronteiras da instituição.
Palavras-chave: Política linguística, Gestão linguística, Língua espanhola, Formação de professores
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.