A TRADUÇÃO E A ESCRITA ACADÊMICA COMO FERRAMENTAS PARA INTERNACIONALIZAÇÃO
O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20580Resumo
O presente artigo se debruça sobre a experiência do Centro de Tradução e Escrita da Universidade Federal Fluminense (Cite-UFF) para analisar suas potenciais contribuições para a efetivação de uma internacionalização crítica na instituição. Nesse sentido, inicialmente discorremos sobre os modelos de internacionalização que pautam as discussões da área, bem como realizamos uma recuperação histórica das iniciativas de centros de escrita que foram desenvolvidas no Brasil, ponderando sobre como os diferentes paradigmas de inserção internacional de um país na margem do sistema-mundo influenciaram essas experiências. Ademais, analisamos os meios pelos quais o Cite pode se inserir nas políticas de internacionalização da UFF, a partir do exame de documentos oficiais da universidade voltados a esse processo.
Palavras-chave: Internacionalização crítica, internacionalização em casa, centros de escrita, ensino superior.
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