CENTROS DE EMPREGABILIDADE FRANCÓFONOS E SERVIÇO CÍVICO NA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Josiane da Trindade Damasceno

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20583

Resumo

A integração de uma instituição de ensino superior ao processo de internacionalização tornou-se a “quarta missão da universidade” (Santos & Filho, 2012), integrando-se ao tripé “ensino pesquisa e
extensão” (Knight, 2008), fomentando a implementação de convênios entre instituições, conforme exemplifica-se pelo Serviço Cívico, articulado em parceria com universidades da América Latina. Este
artigo visa identificar o tipo de internacionalização aplicada pelo programa, assim como analisar os benefícios e os desafios desse modelo de internacionalização. Faz-se assim, uma apresentação de atividades desenvolvidas em Centros Francófonos de Empregabilidade (CEF/CNF), em consonância com os tipos de internacionalização identificadas em estudos sobre o tema, como Morosini (2019) e Baranzeli (2019).
Palavras-chave: Internacionalização, Ensino Superior, Francofonia, Língua Francesa

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Publicado

2024-02-17

Como Citar

da Trindade Damasceno, J. (2024). CENTROS DE EMPREGABILIDADE FRANCÓFONOS E SERVIÇO CÍVICO NA AMÉRICA LATINA . Revista De Estudos De Cultura, 9(23). https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20583