CENTROS DE EMPREGABILIDADE FRANCÓFONOS E SERVIÇO CÍVICO NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20583Resumo
A integração de uma instituição de ensino superior ao processo de internacionalização tornou-se a “quarta missão da universidade” (Santos & Filho, 2012), integrando-se ao tripé “ensino pesquisa e
extensão” (Knight, 2008), fomentando a implementação de convênios entre instituições, conforme exemplifica-se pelo Serviço Cívico, articulado em parceria com universidades da América Latina. Este
artigo visa identificar o tipo de internacionalização aplicada pelo programa, assim como analisar os benefícios e os desafios desse modelo de internacionalização. Faz-se assim, uma apresentação de atividades desenvolvidas em Centros Francófonos de Empregabilidade (CEF/CNF), em consonância com os tipos de internacionalização identificadas em estudos sobre o tema, como Morosini (2019) e Baranzeli (2019).
Palavras-chave: Internacionalização, Ensino Superior, Francofonia, Língua Francesa
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.