O PROGRAMA FRANCÊS SEM FRONTEIRAS/FSF NA UFF E O “FOU LITTÉRAIRE”
UMA EXPERIÊNCIA A SER COMPARTILHADA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20584Resumo
O presente texto discorre sobre a experiência do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), mais especificamente o francês, na Universidade Federal Fluminense, problematizando o binômio língua e literatura através da criação de módulos que respondem ao construto teórico-metodológico do FOU Littéraire, com o objetivo de fomentar a leitura acadêmico-científica de textos literários contemporâneos. Trata-se de um trabalho de pesquisa desenvolvido desde o final do ano de 2020, realizado com base em levantamento prévio junto aos programas de pós-graduação da referida IFES quanto à pertinência da leitura literária francófona. Os procedimentos para implementação e desenvolvimento do estudo em tela conta com um enquadramento teórico de autores franceses como Mangiante e Raviez (2015), Beaugrand (2019) e nacionais, como Albuquerque-Costa e Galli (2022) e Bouchonneau e Galli (2017). Os textos trabalhados foram escolhidos por ocasião do Choix Goncourt Brésil, totalizando 20 romances sem tradução para o português, à exceção dos premiados. Os resultados do trabalho em curso ao longo desses três anos apontam a relevância em aproximar a comunidade acadêmica para seu processo de internacionalização contemplando desde os estudos mais preliminares como o trabalho com e sobre a literatura que vem sendo realizado, quanto o entendimento de que políticas públicas linguísticas se fazem no plano da ação.
Palavras-chave: literatura, francês, francês com objetivos específicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.