TECNOBIOGRAFIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS
UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTOS DIGITAIS EM RORAIMA
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20585Resumo
Nosso objetivo é analisar tecnobiografias (histórias de vida com relação às tecnologias) de professores de línguas à luz da Linguística Aplicada e dos estudos de letramentos. A pesquisa é qualitativa, desenvolvida com base em 35 narrativas de professores (formados ou em formação) vinculados a cursos de licenciatura em Letras de uma universidade de Roraima. Resultados indicam que: o YouTube é a ferramenta mais usada pelos participantes do estudo; jogos geralmente são apontados como as primeiras tecnologias digitais com as quais os indivíduos têm contato; professores raramente são lembrados como responsáveis por ensinar sobre tecnologias. Concluímos que os participantes apresentam indícios de letramento digital crítico, principalmente no que tange à visão questionadora sobre a tecnologia.
Palavras-chave: Letramentos digitais. Formação docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.
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