TECNOBIOGRAFIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTOS DIGITAIS EM RORAIMA

Autores

  • Alan Ricardo Costa
  • Danielle Pimenta da Silva Andrade
  • Alondra Rafaela Roque Gonzalez

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20585

Resumo

Nosso objetivo é analisar tecnobiografias (histórias de vida com relação às tecnologias) de professores de línguas à luz da Linguística Aplicada e dos estudos de letramentos. A pesquisa é qualitativa, desenvolvida com base em 35 narrativas de professores (formados ou em formação) vinculados a cursos de licenciatura em Letras de uma universidade de Roraima. Resultados indicam que: o YouTube é a ferramenta mais usada pelos participantes do estudo; jogos geralmente são apontados como as primeiras tecnologias digitais com as quais os indivíduos têm contato; professores raramente são lembrados como responsáveis por ensinar sobre tecnologias. Concluímos que os participantes apresentam indícios de letramento digital crítico, principalmente no que tange à visão questionadora sobre a tecnologia.
Palavras-chave: Letramentos digitais. Formação docente. Tecnologias de Informação e Comunicação.

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Publicado

2024-02-17

Como Citar

Ricardo Costa, A., Pimenta da Silva Andrade, D., & Rafaela Roque Gonzalez, A. (2024). TECNOBIOGRAFIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: UM ESTUDO SOBRE LETRAMENTOS DIGITAIS EM RORAIMA. Revista De Estudos De Cultura, 9(23). https://doi.org/10.32748/revec.v9i23.20585