O “BRASIL PITORESCO” NA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE LONDRES (1862)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21312

Resumo

O presente artigo visa analisar a construção da representação brasileira na Exposição Universal de Londres, em 1862, através do livro desenvolvido e publicado para esse evento. Nossas fontes são, portanto, o livro intitulado Brasil Pitoresco, de Charles Ribeyrilles, bem como o álbum fotográfico anexo a ele, também chamado de Brasil Pitoresco, de Victor Frond. Tanto o livro quanto o álbum fotográfico foram utilizados para construir uma representação histórica e imagética da nação, sempre priorizando o protagonismo da Família Imperial e de D. Pedro II. Iremos, portanto, problematizar as principais perspectivas de tais produções, dialogando com o contexto político, social e cultural da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Vieira Pinto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Desenvolve pesquisa nas áreas de Brasil Império e Identidade Nacional.

Andre Luiz Leme, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Adjunto nos Colegiados da Graduação e Pós-Graduação de História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Graduação (2008), Membro dos Grupos de Pesquisa "História Intelectual e Historiografia" (CNPq - UNIOESTE) e do "Núcleo de Estudos Mediterrânicos" (CNPq - UFPR). 

Downloads

Publicado

2024-10-04

Como Citar

Pinto, A. P. V., & Leme, A. L. (2024). O “BRASIL PITORESCO” NA EXPOSIÇÃO UNIVERSAL DE LONDRES (1862). Revista De Estudos De Cultura, 10(24), 1–16. https://doi.org/10.32748/revec.v10i24.21312