ANTINEOLOGISMO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i03.4775Resumo
O antineologismo é uma das manifestações do purismo linguístico, na qual o padrão considerado ilegítimo são os itens lexicais novos (neologismos). Na histó- ria da língua portuguesa, registram-se manifestações contrárias à adoção de certas formas lexicais desde as primeiras gramáticas (Fernão de Oliveira e Duarte Nunes de Leão), mas é em fins do séc. XIX, com a consolidação da entidade Estado-Nação, que o antineologismo, sobretudo em relação a estrangeirismos, se torna mais vigo- roso. Na base do antineologismo, há sempre uma motivação ideológica, seja con- tra formas oriundas de línguas contra cujo Estado há relação de beligerância, seja contra formas criadas por falantes que não são reconhecidos como portadores de autoridade em função da existência de relação de dominação sócio-econômicaDownloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.