ANTISSECULARISMO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i03.4779Resumo
“Secularismo” é um conceito contemporâneo, mas que traduz discussões antigas, na tradição ocidental, que dizem respeito à necessária distinção entre as coisas do mundo e as coisas do espírito. Uma posição antissecularizadora sempre exis- tiu, no entanto, no Ocidente, como ação que procura estabelecer parâmetros de controle que impeçam a total autonomia das coisas do mundo diante do plano de Deus- estabelecido para a salvação dos homens. A partir do iluminismo uma rea- ção antissecularizadora tornou-se plataforma política das instituições religiosas, a fim de salvaguardar interesses políticos e proposições de cunho espiritual. O cará- ter amoral do pensamento científico reforçou tendências antissecularizadoras na sociedade. Tal processo se estendeu a outras sociedades do planeta e gerou reações diversas a processos de afastamento da religião da esfera política.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.