O DESENVOLVIMENTO DA QUÍMICA NO BRASIL E A TRANSFORMAÇÃO NO ENSINO POR MEIO DAS REFORMAS POMBALINAS
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v0i0.5454Resumo
As Reformas Pombalinas exerceram grande influência nas transformações do ensino brasileiro, sendo capazes de desenvolver setores ainda estagnados, como a ciência, especialmente a Química. Marquês de Pombal, influenciado pelo Iluminismo, iniciou reformas educacionais em Portugal que atingiram o ensino superior em 1772. Essas reformas tornaram Portugal atualizado em termos de conhecimento químico e promoveram novas disciplinas, reformulações de compêndios e novos espaços na Universidade de Coimbra, como laboratórios, gabinetes e jardins botânicos. As Reformas de Pombal atingem também o Brasil que, como colônia portuguesa, seguirá as diretrizes vigentes na metrópole, mas a partir de uma situação de carências sociais e institucionais. Marcada pela orientação empírica e utilitarista dos ideais iluministas, e sob a influência da criação da cadeira de Química na Universidade de Coimbra, a ciência química brasileira florescerá principalmente a partir dos estudos médicos.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.