A CIRCULAÇÃO DE LIVROS VOLTADOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO SUL NO MATO GROSSO
DOI:
https://doi.org/10.32748/revec.v3i03.8481Resumo
Neste estudo, analisa-se a circulação de livros didáticos de alfabetização, também denominados de cartilhas, na escola primária da região conhecida como Colônia Agrícola Nacional de Dourados, localizada no extremo sul do estado de Mato Grosso, entre as décadas de 1950 e 1980. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinados documentos da 6ª Delegacia de Ensino Primário de Dourados e alguns livros destinados ao ensino das primeiras letras oriundos do acervo pessoal de professores que trabalhavam na região na época. A partir dos documentos investigados, buscou-se compreender a circulação de cartilhas localizadas nesta região do estado. Os resultados alcançados indicam que a circulação destes artefatos nesta região ora se assemelhava, ora se diferenciava das demais regiões do estado devido à influência do Governo Federal, que repercutia na educação, na cultura e no desenvolvimento local.
Palavras-chave: História da alfabetização; Circulação de cartilhas; Livros didáticos
de alfabetização.
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