A CIRCULAÇÃO DE LIVROS VOLTADOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO SUL NO MATO GROSSO

Autores

  • Thaise da Silva Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v3i03.8481

Resumo

Neste estudo, analisa-se a circulação de livros didáticos de alfabetização, também denominados de cartilhas, na escola primária da região conhecida como Colônia Agrícola Nacional de Dourados, localizada no extremo sul do estado de Mato Grosso, entre as décadas de 1950 e 1980. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de base documental, na qual foram examinados documentos da 6ª Delegacia de Ensino Primário de Dourados e alguns livros destinados ao ensino das primeiras letras oriundos do acervo pessoal de professores que trabalhavam na região na época. A partir dos documentos investigados, buscou-se compreender a circulação de cartilhas localizadas nesta região do estado. Os resultados alcançados indicam que a circulação destes artefatos nesta região ora se assemelhava, ora se diferenciava das demais regiões do estado devido à influência do Governo Federal, que repercutia na educação, na cultura e no desenvolvimento local.

Palavras-chave: História da alfabetização; Circulação de cartilhas; Livros didáticos
de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaise da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados

pós-doutoranda em Educação pela Universidade
Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), professora
permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da
Universidade Federal da Grande Dourados – Mato Grosso do
Sul (UFGD) e professora adjunta da Faculdade de Educação
na área de Currículo e Alfabetização da mesma instituição.
Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e
Infância (GEINFAN) do diretório do CNPq. Foi coordenadora
do Curso de Pedagogia (UFGD, 2014-2017) e coordenadora
adjunta do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil (UFGD/MEC, 2015-2016). Tem graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS – 2000), especialização em Alfabetização pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA – 2004), mestrado e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-graduação da UFRGS (2008 e 2012). Atuou como professora em distintos níveis de ensino – Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio (Curso Normal), Ensino Superior e cursos de Pós-Graduação – com crianças, jovens e adultos, tanto em instituições públicas quanto em privadas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetizações, letramentos, livros didáticos de alfabetização/cartilhas, práticas de leitura e de escrita e processos de aquisição da linguagem oral e escrita

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Silva, T. da. (2017). A CIRCULAÇÃO DE LIVROS VOLTADOS PARA A ALFABETIZAÇÃO NO SUL NO MATO GROSSO. Revista De Estudos De Cultura, (9), 89–96. https://doi.org/10.32748/revec.v3i03.8481