NÍVEIS DE ALFABETISMO NO TERRITÓRIO DO SISAL: ESTUDO DE UM LIVRO DE REGISTRO DE NASCIMENTO (1933-1934)

Autores

  • Huda da Silva Santiago Universidade Federal da Bahia (UFBA)
  • Adilson Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.32748/revec.v3i03.8483

Resumo

Neste trabalho, o objetivo é apresentar alguns índices de alfabetismo do Território do Sisal, no semiárido baiano, contribuindo com a busca de indícios acerca do processo de penetração e difusão da cultura escrita nessa região, na primeira metade do século XX. No âmbito da História da Cultura Escrita, forma específica da História Cultural, que enfatiza práticas de pessoas comuns, de anônimos, propõe-se uma abordagem que evidencie as produções dos que estão à margem da sociedade, relegados da história oficial. Nesse sentido, este estudo é motivado pela possibilidade de se encontrar a recorrência à prática de escrita por indivíduos oriundos da zona rural, espaço em que as escolas, nesse período, ainda não eram presentes. Verificam-se alguns índices de alfabetismo pela mensuração da capacidade de assinar dos declarantes dos Registros de Nascimento constantes no Livro número 11, de Conceição do Coité-BA, em 1933 e 1934. Para isso, utiliza-se o cômputo de assinaturas, como é conhecido o método, considerando-se o perfil sociológico dos declarantes, a partir do cruzamento dos aspectos sexo/gênero, origem geográfica (rural/urbana) e ano de nascimento, com o binômio assinante versus não assinante/assinatura a pedido.


Palavras-chave: História da Cultura Escrita. Cômputo de assinaturas. Semiárido
baiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Huda da Silva Santiago, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a orientação da Profa. Dra. Zenaide de O. Novais Carneiro. Integra a equipe do projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS) e do
Projeto Vozes do Sertão em Dados: história, povos e formação do Português Brasileiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA).

Adilson Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação
em Língua e Cultura, da Universidade Federal da Bahia
(UFBA), sob a orientação da Profa. Dra. Emília Helena Portela Monteiro de Souza. Integra a equipe do projeto Corpus Eletrônico de Documentos Históricos do Sertão (CE-DOHS) e do Projeto Vozes do Sertão em Dados: história, povos e formação do Português Brasileiro, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA).

Downloads

Publicado

2017-12-31

Como Citar

Santiago, H. da S., & Silva, A. (2017). NÍVEIS DE ALFABETISMO NO TERRITÓRIO DO SISAL: ESTUDO DE UM LIVRO DE REGISTRO DE NASCIMENTO (1933-1934). Revista De Estudos De Cultura, (9), 113–124. https://doi.org/10.32748/revec.v3i03.8483