Questões de gênero e sexualidade na escola: narrativas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11565

Resumo

Este texto discute uma experiência de formação docente, vivida como um processo de diálogo entre docentes de uma escola de ensino fundamental, cuja temática foi gênero e sexualidade. Trata-se do compartilhamento de narrativas e de reflexões produzidas no campo escolar, por professores e professoras que vivem os dilemas de enfrentar solitariamente o tema da sexualidade e do gênero em tempos de criminalização dessas discussões. Algumas das narrativas dos 30 sujeitos que participaram do debate são material privilegiado de nosso artigo. Buscamos recuperar os sentidos dos discursos produzidos na roda de conversa bem como refletir sobre as experiências. Narrar em espaços coletivos, como o espaço de uma roda de conversa, se configura como importante estratégia formadora numa perspectiva emancipadora, como a defendia Paulo Freire. As discussões sobre gênero e sexualidade na escola vêm crescendo na medida em que crescem também movimentos conservadores que buscam silenciar aqueles e aquelas que fogem à norma cis heterossexual e colocam para os espaços sociais, sua “presença incômoda”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Educação É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores. É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". Até 2013 foi docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ. É Procientista da UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado.

Jonê Carla Baião, UERJ- Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

Doutora em linguística pela UFRJ. Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira  da UERJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formad. 

Claudia Jorge de Freitas, Professora da Secretaria Municipal de Educação. Mestranda do Programa de Pos graduação em educação básica do CAp-UERJ.

Professora da Secretaria  Municipal de Educação. Mestranda do Programa de Pos graduação em educação básica do CAp-UERJ.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas. São Paulo, Brasiliense, 1985.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão de identidade. Tradução de Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018.

BORILLO, Daniel. Homofobia: História e crítica de um preconceito. Trad. Guilherme João de Freitas Teixeira. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007. Disponível em: <https://docero.com.br/doc/x81sex> Acesso em 23 mai 2018.

CUNHA, Maria Isabel da. Conta-me agora!: as narrativas como alternativas pedagógicas na pesquisa e no ensino. Rev. Fac. Educ., São Paulo , v. 23, n. 1-2, p. , Jan. 1997 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-25551997000100010&lng=en&nrm=iso>. Acesso 20 Jun 2019.

FERRARI, Anderson. Diferença, igualdade e formação de identidade no contexto escolar. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação/Universidade Federal de Juiz de Fora – v. 1, maio de 2000. Disponível em: ojs2.ufjf.emnuvens.com.br/revistainstrumento/article/viewFile/18798/9905. Acesso em: 20 MAI 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 2001.

JOSSO, M. C. Experiência de Vida e Formação. São Paulo: Cortez, 2004.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. O reconhecimento da diversidade sexual e a problematização da homofobia no contexto escolar. In: RIBEIRO, Paula R. C. et al. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: discutindo práticas educativas. Rio Grande: Editora da FURG, 2007.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In.: Revista Brasileira da Educação. Nº 19, Jan/Fev/Mar/Abr, Rio de Janeiro: ANPED, 2002. Disponível em: <http://www.anped.org,br/rbe/rbedigital/RBDE19/RBDE19_04_LARROSA_BONDIA.P DF>. Acesso: março, 2019.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. ProPosições, v. 19, n. 2 (56) - maio/ago. 2008.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e Educação. Uma perspectiva pós-estruturalista. 16ª ed. Editora Vozes. Petrópolis: 2014.

PEREIRA, Graziela Raupp; BAHIA, Alexandre Gustavo Melo Franco. Direito fundamental à educação, diversidade e homofobia na escola: desafios à construção de um ambiente de aprendizado livre, plural e democrático. Educar em Revista, n. 39, p. 51-71, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a05. Acesso em: 28 ABR 2018

RANCIÈRE, J. O mestre ignorante. Cinco lições sobre emancipação intelectual. Belo Horizonte, Autêntica, 2010.

RUBIN, Gayle. Pensando sobre sexo: notas para uma teoria radical da política da sexualidade. Cadernos Pagu, Campinas, n. 21, pp. 1-88, 2003.

Downloads

Publicado

2020-03-04

Como Citar

Morais, J. de F. dos S., Baião, J. C., & de Freitas, C. J. (2020). Questões de gênero e sexualidade na escola: narrativas docentes. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–15. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11565

Edição

Seção

Publicação Contínua