Questões de gênero e sexualidade na escola: narrativas docentes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11565

Resumen

Este texto discute uma experiência de formação docente, vivida como um processo de diálogo entre docentes de uma escola de ensino fundamental, cuja temática foi gênero e sexualidade. Trata-se do compartilhamento de narrativas e de reflexões produzidas no campo escolar, por professores e professoras que vivem os dilemas de enfrentar solitariamente o tema da sexualidade e do gênero em tempos de criminalização dessas discussões. Algumas das narrativas dos 30 sujeitos que participaram do debate são material privilegiado de nosso artigo. Buscamos recuperar os sentidos dos discursos produzidos na roda de conversa bem como refletir sobre as experiências. Narrar em espaços coletivos, como o espaço de uma roda de conversa, se configura como importante estratégia formadora numa perspectiva emancipadora, como a defendia Paulo Freire. As discussões sobre gênero e sexualidade na escola vêm crescendo na medida em que crescem também movimentos conservadores que buscam silenciar aqueles e aquelas que fogem à norma cis heterossexual e colocam para os espaços sociais, sua “presença incômoda”.

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Biografía del autor/a

Jacqueline de Fatima dos Santos Morais, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui Doutorado em Educação É professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atuando na Faculdade de Formação de Professores. É pesquisadora do "Núcleo de Pesquisa e Extensão Vozes da Educação História e Memória das Escolas de São Gonçalo". Até 2013 foi docente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira CAp/UERJ. É Procientista da UERJ e Jovem Cientista do Nosso Estado.

Jonê Carla Baião, UERJ- Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

Doutora em linguística pela UFRJ. Professora do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira  da UERJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formad. 

Claudia Jorge de Freitas, Professora da Secretaria Municipal de Educação. Mestranda do Programa de Pos graduação em educação básica do CAp-UERJ.

Professora da Secretaria  Municipal de Educação. Mestranda do Programa de Pos graduação em educação básica do CAp-UERJ.

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Publicado

2020-03-04

Cómo citar

Morais, J. de F. dos S., Baião, J. C., & de Freitas, C. J. (2020). Questões de gênero e sexualidade na escola: narrativas docentes. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–15. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11565

Número

Sección

Publicação Contínua