A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11652Resumo
Este texto materializa um conjunto de reflexões decorrentes do processo de investigação, estudos e discussões que tem o imaginário criativo e a formação de pessoas criadoras na perspectiva histórico-cultural, como objeto principal. Nos parâmetros deste artigo, nos limitamos a contribuir para o debate da temática em tela, trazendo alguns elementos da base teórica do materialismo histórico-dialético, fundamento da teoria histórico-cultural, mais especificamente a categoria de trabalho social em Marx, como parte da atividade vital constitutiva do gênero e a tese vigotskiana sobre a origem cultural das funções superiores de pensamento, incluídas a imaginação e a criação neste escopo, para, a partir daí, articulando alguns pressupostos de Vigotski sobre imaginação e criação, tecer considerações que ajudem a construir tempos e espaços escolares focados no desenvolvimento humano tal como concebido pela psicologia marxista. Sem pretender dar conta da complexidade inerente ao tema, a intenção é que, somado a outros estudos e contribuições, este texto seja mais um provocador de novas imagens e criações sobre a formação de pessoas criadoras como tarefa da educação escolar.
Downloads
Referências
DAVÍDOV, Vasili. V. Análisis de los principios didácticos de la escuela tradicional y posibles principios de enseñanza en el futuro próximo. In: SHUARE, M. (Org.). La Psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS: antologia. Moscou: Progeso, 1987. p. 143-142.
DAVIDOV.Vasili. MARKOVA, A. La Concepcion De La Actividad De Estudio De Los Escolares. In: SHUARE, M. (Org.). La Psicologia evolutiva y pedagógica em la URSS: antologia. Moscou: Progeso, 1987. P. 316 – 336.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.
MARTINS, Ligia. O desenvolvimento do Psiquismo e a educação escolar. São Paulo: Autores e Associados, 2013.
MARX, Karl. Manuscritos de 1844, trad. fr. Paris, Éditions Sociales, 1972.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 2.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1986.
MARX, Karl. ENGELS, F. A Ideologia Alemã (Feurbach), 9ª. ed. São Paulo: Hucitec, 1993
MARX, Karl. O dezoito brumário de Louis Bonaparte. 3. ed. São Paulo: Centauro, 2003.
PINO, Angel. As marcas do humano: às origens da constituição cultural da criança na perspectiva de Lev. S. Vigotski. São Paulo: Cortez, 2005.
PINO, Angel. A produção imaginária e a formação do sentido estético. Reflexões úteis para uma educação humana. Pro-Posições, Campinas, v. 17, n. 2(50), p. 47-69, ago. 2006.
RUBINSTEIN. Sergey Leonidovich. Princípios de psicologia geral. México: Grijalbo, 1967
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-crítica: primeiras aproximações. 8ªed., Campinas (SP): Autors e Associados, 2003.
VIGOTSKI, L.S.. Obras Escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995
VIGOTSKI, L.S. Obras Escogidas. Tomo IV. Madrid: Visor, 1996
VIGOTSKI, L.S. Imaginação e criação na infância. Trad. Zóia Prestes e Elizabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular,2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.