A produção imaginária na escola e a formação de pessoas criadoras: reflexões a partir da Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11652Resumen
Este texto materializa um conjunto de reflexões decorrentes do processo de investigação, estudos e discussões que tem o imaginário criativo e a formação de pessoas criadoras na perspectiva histórico-cultural, como objeto principal. Nos parâmetros deste artigo, nos limitamos a contribuir para o debate da temática em tela, trazendo alguns elementos da base teórica do materialismo histórico-dialético, fundamento da teoria histórico-cultural, mais especificamente a categoria de trabalho social em Marx, como parte da atividade vital constitutiva do gênero e a tese vigotskiana sobre a origem cultural das funções superiores de pensamento, incluídas a imaginação e a criação neste escopo, para, a partir daí, articulando alguns pressupostos de Vigotski sobre imaginação e criação, tecer considerações que ajudem a construir tempos e espaços escolares focados no desenvolvimento humano tal como concebido pela psicologia marxista. Sem pretender dar conta da complexidade inerente ao tema, a intenção é que, somado a outros estudos e contribuições, este texto seja mais um provocador de novas imagens e criações sobre a formação de pessoas criadoras como tarefa da educação escolar.
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