Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles

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DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11838

Resumo

Subsidiado pelo pensamento democrático e libertário apresentado por Freire, o presente artigo tem por objetivo compreender os fundamentos históricos, teóricos e filosóficos e os princípios dos processos dialógicos democráticos da EMEF Campos Salles. Os procedimentos metodológicos utilizados foram observações, sistemas conversacionais e entrevistas semiestruturadas. As informações foram organizadas em três núcleos de significação: “A Reinvenção da EMEF Campos Salles”, “Relações dialógicas” e “Comunidades de Aprendizagem”. Como resultado, evidenciou-se que os processos dialógicos e democráticos perpassam por toda a constituição da escola como um espaço de acesso ao conhecimento historicamente acumulado, bem como ao sentimento de pertencimento ao espaço social e uma visão emancipatória sobre o papel que ocupam enquanto sujeitos envolvidos no projeto de transformação da escola.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia de Oliveira Almeida, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Mestre em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas.

Sílvia Ester Orrú, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação. Docente da Universidade de Brasília. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alfenas. Coordenadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Inclusão (LEPAI).

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Publicado

2020-03-20

Como Citar

de Oliveira Almeida, A. C., & Orrú, S. E. (2020). Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–18. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.11838

Edição

Seção

Publicação Contínua