v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua

Publicação Contínua

  • Movimento Escola sem Partido: anti-iluminismo, heteronomia, exclusão

    Nubia Almeida Lourenço, Alexandre Fernandez Vaz
    e18379
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.18379
  • A utilização de TDICs para o ensino das nomenclaturas de substâncias Químicas Inorgânicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina

    Luciana Santos de Oliveira, Roberta Pasqualli Pasqualli
    e18896
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.18896
  • Acessibilidade para o ingresso e permanência do estudante surdo no Ensino superior: apresentação de produto educacional

    Eloir da Silva Ferreira, Andréa da Silva Miranda
    e19240
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19240
  • A participação em eventos científicos dos integrantes de Biologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe

    Cintia de Cássia Marcolan, Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
    e19417
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19417
  • Palavras-suspiro: uma escrita a partir de questões sensíveis e as possíveis apropriações pelo ensino de História

    Guilherme Henrique da Silva, Marizete Lucini
    e19419
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19419
  • A identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais

    Ana Cláudia Sousa Mendonça
    e19431
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19431
  • Os desafios de pesquisar com crianças na era digital: posturas éticas e metodológicas necessárias

    Bruna Santana de Oliveira, Simone Lucena, Nayara Evellyn Santos Fontes
    e19489
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19489
  • Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos

    Vivian Marques da Silva Nazario, Laura Oestreich, Andréa Inês Goldschmidt
    e19490
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19490
  • Cores que marcam: relações de gênero em livros didáticos de Língua Portuguesa

    Rosa Virginia Oliveira Soares de Melo
    e19516
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19516
  • Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio

    Jorge Everaldo Pittan da Silva, Claudemir de Quadros
    e19598
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19598
  • Revisitando o programa dos CIEP, após 38 anos: debates na câmara municipal de Nova Iguaçu (RJ) sobre sua construção e financiamento

    Mateus Henrique Alexandrino Guimarães, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
    e19600
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19600
  • O Google Workspace For Education no ensino remoto emergencial em Jeremoabo-BA

    Willian Lima Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Alana Danielly Vasconcelos
    e19633
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19633
  • Formação continuada de professores que ensinam ciências naturais em produções científicas

    Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Giséli Duarte Bastos, Maria Rosa Chitolina
    e19656
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19656
  • Oficina de brinquedos e brincadeiras: manejando comportamentos antissociais nas aulas de educação física

    Leys Eduardo dos Santos Soares, Pierre Normando Gomes-da-Silva
    e19682
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19682
  • Métodos participativos e ecosofia na abordagem da horta: formação docente em educação ambiental

    Marilaine de Castro Pereira Marques, Jane Mazzarino, Mônica Maria Siqueira Damasceno
    e19690
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19690
  • Práticas pedagógicas nas escolas insulares: contribuições para a formação inicial de professores de Educação Física da Universidade Nacional de Hurlingham

    Mariel Ruiz, Manuel Moreno , Lucas Maximiliano Trussi
    e19727
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19727
  • Relação entre competência digital e letramento digital por meio de revisão de literatura

    Sandra Dias da Luz, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas
    e19758
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19758
  • Contextualização sobre o cumprimento das medidas socioeducativas no estado do Mato Grosso: uma revisão da literatura

    Vanuza Gomes Lima Machado, Daniel Pulcherio Fensterseifer
    e19761
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19761
  • O organizar de tempos e espaços na educação infantil brasileira: vivências na escola como práticas organizativas

    Marcela Merçon, Amanda Zambelli
    e19838
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19838
  • Cultura material do bejú e a proposição de currículo na Educação Infantil na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil

    Rogerio Andrade Maciel, Franciele de Almeida Magalhães, Vitor Sousa Cunha Nery
    e19866
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19866
  • A relação entre o público e o privado na educação básica pública como modalidade neoliberal de privatização: o caso do ensino médio integral de Sergipe

    Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Thadeu Vinícius Souza Teles
    e19942
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19942
  • Faces da precarização do trabalho docente no Brasil: um olhar sobre as recomendações do Banco Mundial a partir do documento “Um ajuste justo”

    Luana Graziela da Cunha Campos, Marcos Vinicius Francisco
    e19943
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19943
  • Meninas na Ciência: investigação e indícios de Alfabetização Científica

    Dulcimeire Ap. Volante Zanon, Érica Fátima Inácio
    e202025
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20025
  • Apropriação dos estilos de uso do espaço virtual no ensino superior: análise de práticas e estratégias na ação docente em ambientes virtuais

    Eliane Duarte, Daniela Barros
    e20027
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20027
  • Comunicação não-violenta, cultura de paz nas escolas e a formação continuada de professores

    Franc Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Leysiane Gomes de Oliveira Silva
    e20103
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20103
  • Aos Pés da Montanha: a interseccionalidade gênero e casta como ciclo de violência contra as Mulheres Nepalesas

    Sílvia Ester Orrú
    e20108
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20108
  • Em roda com intelectuais negras/os para pensar uma teoria do racismo “à brasileira”

    Mariana Galvão Nascimento, Renato Izidoro da Silva
    e20185
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20158
  • Qual o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes de secretariado executivo bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil?

    Cibelle da Silva Santiago, Alan Carlos Franco Costa, Thales Batista de Lima
    e20233
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20233
  • Constituição da identidade docente de bacharéis em Engenharia: narrativas do habitar à docência na universidade

    Fabrício Oliveira da Silva, Jéferson Felipe Gagliato
    e20248
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20248
  • As Humanidades na formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal

    Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon, Catia Piccolo Viero Devechi
    e20391
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20391
  • O processo comunicativo na Educação Infantil em tempos de pandemia: uma revisão de literatura

    Daniela Karine Ramos, Viviane de Carvalho
    e20407
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20407
  • Sobre o brincar (mundo da criança) e o ensinar (mundo comum): embates para com a pedagogia da infância

    Jenerton Arlan Schütz
    e20509
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20509
  • Iniciação científica na educação básica: a construção da autonomia de jovens no ensino fundamental anos finais

    Maria Ana Paula Freire da Silva, Gilvaneide Ferreira de Oliveira , Andréa Alice da Cunha Faria
    e20691
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20691
  • Jovens LGBT+ e a educação física escolar: exclusões, negociações e vias de pertencimento

    Maria Eduarda Erlacher de Figueiredo, Vinnicius Camargo de Souza Laurindo, Mariana Zuaneti Martins
    e20761
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20761
  • Melhorando a aprendizagem na disciplina de Química Geral com o trabalho do monitor: uma experiência com Ambientes Virtuais de Aprendizagem

    Misael Santini de Freitas, Julliane Yoneda
    e20765
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20765
  • Pense no ensino da educação física no nível médio a partir da formação universitária

    Matías Lanza
    e20907
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20907
  • O bilinguismo cultural na alfabetização

    Silvia Maria de Souza Figueiredo, Luiz Antonio Gomes Senna
    e20955
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20955
  • A implementação da Lei Nº 10.639/2003 e da Resolução CNE/CP Nº 001/2004 no ensino de Literatura brasileira na perspectiva do Campus Maragogi/IFAL

    Adrielle Soares Cunha, Doriele Andrade Duvernoy
    e20993
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20993
  • Impacto do ensino remoto durante o período de pandemia na aprendizagem de Química: uma revisão sistemática

    Nikaele Sousa Moreira, Ilmo Correa Silva, Fausto de Melo Faria Filho
    e20998
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20998
  • Efetividade da formação online de professores: um estudo no Programa de Formação em Tecnologias Digitais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB

    José Raimundo Paim de Almeida, Eniel do Espirito Santo
    e21015
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21015
  • Educação e práticas escolares riberinhas: apontamentos da literatura sobre aspectos socioculturais, dificuldades e a valorização das comunidades ribeirinhas nas práticas educativas

    Nanci Costa Leite, George Saliba Manske, Paulo Rogério Melo de Oliveira
    e21022
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21022
  • Estratégias de promoção de estilo de vida saudável na educação infantil: reflexões sobre aspectos nutricionais e contexto social

    Thacia Ramos Varnier, Ivan Marcelo Gomes
    e21092
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21092
  • Escrita de mulheres negras em livro didático: escritas ou proscritas?

    Ana Claudia Ferreira da Silva, Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, Flávia Brocchetto Ramos
    e21216
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21216
  • Educação Ambiental na Bacia do Rio Potengi (RN): Oficinas e Materiais Educativos como Ferramentas de Conscientização

    Kathe Ellen Sousa Costa, Juliana Felipe Farias, Lucas Costa Rodrigues, Karina Patrícia Vieira da Cunha
    e21219
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21219
  • A formação de condutas empreendedoras nas ECIT paraibanas: uma leitura discursiva dos documentos orientadores

    Izaías Serafim de Lima Neto, Francisco Vieira da Silva
    e21228
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21228
  • A presença de filmes e séries nas aulas de línguas: percepções de alunos e professores

    Mariana Vargas Trarbach, Dorotea Frank Kersch
    e21324
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21324
  • Seleção de diretores escolares no estado de São Paulo: o concurso público e as credenciais meritocráticas do candidato

    Eduardo Gomes Neto, Daniela Patti do Amaral
    e21335
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21335
  • Desafios pedagógicos e estruturais para o ensino do conceito de fronteira na educação básica

    Juliana Tonin, Marcelo Augusto Rocha
    e21455
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21445
  • Análise da tomada de decisão tática de coordenadores de curso de graduação de uma instituição de ensino superior comunitária no Brasil

    Eduardo Bugallo, Paulo Fossatti, Jefferson Marlon Monticelli
    e21450
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21450
  • Privatização e financiamento da demanda: respostas neoliberais para desregulamentar o sistema de ensino público argentino

    Viviana I. Seoane, Nicolás Carriquiriborde
    e21625
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21625
  • Avaliação em Educação Física Escolar no ensino fundamental: o que dizem as produções acadêmicas?

    Verônica Gesser, Frederico de Oliveira Maia
    e22101
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22101
  • Base Nacional Comum Curricular no contexto Maranhense: perspectivas e dos educadores

    Maria Elinete Gonçalves Pereira, Lélia Cristina Silveira de Moraes
    e22108
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22108
  • Aquilombamento curricular: o Nordeste e a luta pelas políticas afirmativas e a redemocratização do país

    Núbia Regina Moreira
    e22247
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22247
  • Ferramentas de inteligência artificial na revisão de literatura: um estudo com base no tema das falácias lógicas

    Ivan Martins Santana, Francislê Neri de Souza, Helena Brandão Viana
    e22252
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22252
  • No que o diretor escolar acredita: catalogando as competências morais e religiosas da gestão escolar

    Rodrigo Follis, Alessandro Custodio Giacomini, Carlos Alberto Ferri
    e22312
    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22312