v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua

Publicação Contínua

  • Movimento Escola sem Partido: anti-iluminismo, heteronomia, exclusão

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.18379
    Nubia Almeida Lourenço, Alexandre Fernandez Vaz
    e18379
  • A utilização de TDICs para o ensino das nomenclaturas de substâncias Químicas Inorgânicas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal de Santa Catarina

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.18896
    Luciana Santos de Oliveira, Roberta Pasqualli Pasqualli
    e18896
  • Acessibilidade para o ingresso e permanência do estudante surdo no Ensino superior: apresentação de produto educacional

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19240
    Eloir da Silva Ferreira, Andréa da Silva Miranda
    e19240
  • A participação em eventos científicos dos integrantes de Biologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19417
    Cintia de Cássia Marcolan, Aline Lima de Oliveira Nepomuceno
    e19417
  • Palavras-suspiro: uma escrita a partir de questões sensíveis e as possíveis apropriações pelo ensino de História

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19419
    Guilherme Henrique da Silva, Marizete Lucini
    e19419
  • A identidade docente e as concepções de professores no uso das tecnologias educacionais

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19431
    Ana Cláudia Sousa Mendonça
    e19431
  • Os desafios de pesquisar com crianças na era digital: posturas éticas e metodológicas necessárias

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19489
    Bruna Santana de Oliveira, Simone Lucena, Nayara Evellyn Santos Fontes
    e19489
  • Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19490
    Vivian Marques da Silva Nazario, Laura Oestreich, Andréa Inês Goldschmidt
    e19490
  • Cores que marcam: relações de gênero em livros didáticos de Língua Portuguesa

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19516
    Rosa Virginia Oliveira Soares de Melo
    e19516
  • Contribuições do ensino híbrido para a qualificação do ensino de história no ensino médio

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19598
    Jorge Everaldo Pittan da Silva, Claudemir de Quadros
    e19598
  • Revisitando o programa dos CIEP, após 38 anos: debates na câmara municipal de Nova Iguaçu (RJ) sobre sua construção e financiamento

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19600
    Mateus Henrique Alexandrino Guimarães, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
    e19600
  • O Google Workspace For Education no ensino remoto emergencial em Jeremoabo-BA

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19633
    Willian Lima Santos, Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Alana Danielly Vasconcelos
    e19633
  • Formação continuada de professores que ensinam ciências naturais em produções científicas

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19656
    Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Giséli Duarte Bastos, Maria Rosa Chitolina
    e19656
  • Oficina de brinquedos e brincadeiras: manejando comportamentos antissociais nas aulas de educação física

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19682
    Leys Eduardo dos Santos Soares, Pierre Normando Gomes-da-Silva
    e19682
  • Métodos participativos e ecosofia na abordagem da horta: formação docente em educação ambiental

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19690
    Marilaine de Castro Pereira Marques, Jane Mazzarino, Mônica Maria Siqueira Damasceno
    e19690
  • Práticas pedagógicas nas escolas insulares: contribuições para a formação inicial de professores de Educação Física da Universidade Nacional de Hurlingham

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19727
    Mariel Ruiz, Manuel Moreno , Lucas Maximiliano Trussi
    e19727
  • Relação entre competência digital e letramento digital por meio de revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19758
    Sandra Dias da Luz, Elaine Rosangela de Oliveira Lucas
    e19758
  • Contextualização sobre o cumprimento das medidas socioeducativas no estado do Mato Grosso: uma revisão da literatura

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19761
    Vanuza Gomes Lima Machado, Daniel Pulcherio Fensterseifer
    e19761
  • O organizar de tempos e espaços na educação infantil brasileira: vivências na escola como práticas organizativas

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19838
    Marcela Merçon, Amanda Zambelli
    e19838
  • Cultura material do bejú e a proposição de currículo na Educação Infantil na Amazônia Bragantina, Estado do Pará, Brasil

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19866
    Rogerio Andrade Maciel, Franciele de Almeida Magalhães, Vitor Sousa Cunha Nery
    e19866
  • A relação entre o público e o privado na educação básica pública como modalidade neoliberal de privatização: o caso do ensino médio integral de Sergipe

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19942
    Gildete Cecilia Neri Santos Teles, Thadeu Vinícius Souza Teles
    e19942
  • Faces da precarização do trabalho docente no Brasil: um olhar sobre as recomendações do Banco Mundial a partir do documento “Um ajuste justo”

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19943
    Luana Graziela da Cunha Campos, Marcos Vinicius Francisco
    e19943
  • Meninas na Ciência: investigação e indícios de Alfabetização Científica

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20025
    Dulcimeire Ap. Volante Zanon, Érica Fátima Inácio
    e202025
  • Apropriação dos estilos de uso do espaço virtual no ensino superior: análise de práticas e estratégias na ação docente em ambientes virtuais

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20027
    Eliane Duarte, Daniela Barros
    e20027
  • Comunicação não-violenta, cultura de paz nas escolas e a formação continuada de professores

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20103
    Franc Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Leysiane Gomes de Oliveira Silva
    e20103
  • Aos Pés da Montanha: a interseccionalidade gênero e casta como ciclo de violência contra as Mulheres Nepalesas

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20108
    Sílvia Ester Orrú
    e20108
  • Em roda com intelectuais negras/os para pensar uma teoria do racismo “à brasileira”

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20158
    Mariana Galvão Nascimento, Renato Izidoro da Silva
    e20185
  • Qual o estilo de aprendizagem predominante nos estudantes de secretariado executivo bilíngue da Universidade Federal da Paraíba, no Brasil?

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20233
    Cibelle da Silva Santiago, Alan Carlos Franco Costa, Thales Batista de Lima
    e20233
  • Constituição da identidade docente de bacharéis em Engenharia: narrativas do habitar à docência na universidade

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20248
    Fabrício Oliveira da Silva, Jéferson Felipe Gagliato
    e20248
  • As Humanidades na formação de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20391
    Claudia Regina Gurgel de Vasconcelos Rincon, Catia Piccolo Viero Devechi
    e20391
  • O processo comunicativo na Educação Infantil em tempos de pandemia: uma revisão de literatura

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20407
    Daniela Karine Ramos, Viviane de Carvalho
    e20407
  • Sobre o brincar (mundo da criança) e o ensinar (mundo comum): embates para com a pedagogia da infância

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20509
    Jenerton Arlan Schütz
    e20509
  • Iniciação científica na educação básica: a construção da autonomia de jovens no ensino fundamental anos finais

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20691
    Maria Ana Paula Freire da Silva, Gilvaneide Ferreira de Oliveira , Andréa Alice da Cunha Faria
    e20691
  • Jovens LGBT+ e a educação física escolar: exclusões, negociações e vias de pertencimento

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20761
    Maria Eduarda Erlacher de Figueiredo, Vinnicius Camargo de Souza Laurindo, Mariana Zuaneti Martins
    e20761
  • Melhorando a aprendizagem na disciplina de Química Geral com o trabalho do monitor: uma experiência com Ambientes Virtuais de Aprendizagem

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20765
    Misael Santini de Freitas, Julliane Yoneda
    e20765
  • Pense no ensino da educação física no nível médio a partir da formação universitária

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20907
    Matías Lanza
    e20907
  • O bilinguismo cultural na alfabetização

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20955
    Silvia Maria de Souza Figueiredo, Luiz Antonio Gomes Senna
    e20955
  • A implementação da Lei Nº 10.639/2003 e da Resolução CNE/CP Nº 001/2004 no ensino de Literatura brasileira na perspectiva do Campus Maragogi/IFAL

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20993
    Adrielle Soares Cunha, Doriele Andrade Duvernoy
    e20993
  • Impacto do ensino remoto durante o período de pandemia na aprendizagem de Química: uma revisão sistemática

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20998
    Nikaele Sousa Moreira, Ilmo Correa Silva, Fausto de Melo Faria Filho
    e20998
  • Efetividade da formação online de professores: um estudo no Programa de Formação em Tecnologias Digitais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21015
    José Raimundo Paim de Almeida, Eniel do Espirito Santo
    e21015
  • Educação e práticas escolares riberinhas: apontamentos da literatura sobre aspectos socioculturais, dificuldades e a valorização das comunidades ribeirinhas nas práticas educativas

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21022
    Nanci Costa Leite, George Saliba Manske, Paulo Rogério Melo de Oliveira
    e21022
  • Estratégias de promoção de estilo de vida saudável na educação infantil: reflexões sobre aspectos nutricionais e contexto social

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21092
    Thacia Ramos Varnier, Ivan Marcelo Gomes
    e21092
  • Escrita de mulheres negras em livro didático: escritas ou proscritas?

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21216
    Ana Claudia Ferreira da Silva, Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, Flávia Brocchetto Ramos
    e21216
  • Educação Ambiental na Bacia do Rio Potengi (RN): Oficinas e Materiais Educativos como Ferramentas de Conscientização

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21219
    Kathe Ellen Sousa Costa, Juliana Felipe Farias, Lucas Costa Rodrigues, Karina Patrícia Vieira da Cunha
    e21219
  • A formação de condutas empreendedoras nas ECIT paraibanas: uma leitura discursiva dos documentos orientadores

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21228
    Izaías Serafim de Lima Neto, Francisco Vieira da Silva
    e21228
  • A presença de filmes e séries nas aulas de línguas: percepções de alunos e professores

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21324
    Mariana Vargas Trarbach, Dorotea Frank Kersch
    e21324
  • Seleção de diretores escolares no estado de São Paulo: o concurso público e as credenciais meritocráticas do candidato

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21335
    Eduardo Gomes Neto, Daniela Patti do Amaral
    e21335
  • Desafios pedagógicos e estruturais para o ensino do conceito de fronteira na educação básica

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21445
    Juliana Tonin, Marcelo Augusto Rocha
    e21455
  • Análise da tomada de decisão tática de coordenadores de curso de graduação de uma instituição de ensino superior comunitária no Brasil

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21450
    Eduardo Bugallo, Paulo Fossatti, Jefferson Marlon Monticelli
    e21450
  • Privatização e financiamento da demanda: respostas neoliberais para desregulamentar o sistema de ensino público argentino

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21625
    Viviana I. Seoane, Nicolás Carriquiriborde
    e21625
  • Avaliação em Educação Física Escolar no ensino fundamental: o que dizem as produções acadêmicas?

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22101
    Verônica Gesser, Frederico de Oliveira Maia
    e22101
  • Base Nacional Comum Curricular no contexto Maranhense: perspectivas e dos educadores

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22108
    Maria Elinete Gonçalves Pereira, Lélia Cristina Silveira de Moraes
    e22108
  • A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas de Aracaju/SE: desafios e possibilidades

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22163
    Lucas Dias Guimarães, Perolina Souza Teles, José Américo Santos Menezes
    e22163
  • Aquilombamento curricular: o Nordeste e a luta pelas políticas afirmativas e a redemocratização do país

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22247
    Núbia Regina Moreira
    e22247
  • Ferramentas de inteligência artificial na revisão de literatura: um estudo com base no tema das falácias lógicas

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22252
    Ivan Martins Santana, Francislê Neri de Souza, Helena Brandão Viana
    e22252
  • No que o diretor escolar acredita: catalogando as competências morais e religiosas da gestão escolar

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22312
    Rodrigo Follis, Alessandro Custodio Giacomini, Carlos Alberto Ferri
    e22312
  • “Se eu sei quem eu sou, sei que sou preta, ninguém nunca me toma a terra, porque a terra é negra”: gênero pretuguês, branquitude e educação do campo

    DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22359
    Ana Cristina Nascimento Givigi
    e22359