Efetividade da formação online de professores: um estudo no Programa de Formação em Tecnologias Digitais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21015Palavras-chave:
Formação de professores. Tecnologias digitais. Efetividade da formação. COVID-19.Resumo
Com a chegada da pandemia de COVID-19, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, a educação foi arremessada aos ambientes virtuais de aprendizagem e, dessa forma, exigindo das instituições de ensino e dos professores ações de formação para as tecnologias digitais compatíveis com o cenário apresentado, isto é, uma formação com efetividade imbricada com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e com os desafios de ensino totalmente online. Este estudo visa caracterizar a efetividade no trabalho docente das ações formativas promovidas no Programa de Extensão Formação em Tecnologias Digitais da UFRB, realizado online no início da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa com abordagem mista, isto é, qualitativa e quantitativa do tipo exploratória e descritiva, sendo caracterizado como um estudo transversal, com aplicação de questionário preenchido por 71 docentes participantes do programa formativo. Os resultados revelaram efetividade na formação docente após realização do(s)curso(s) do Programa de Extensão Formação em Tecnologias Digitais para Comunidade UFRB. Concluímos que houve um impacto significativo no trabalho docente dos 71 professores respondentes em relação aos cursos ofertados pelo Programa, mas a Instituição precisa, com urgência, continuar e ampliar a oferta dos cursos para todos os professores, visto que eles já não são totalmente iniciantes no uso das tecnologias e, após vivenciado a implementação das tecnologias digitais no período pandêmico, apresentam outras necessidades específicas, como exemplo, maior domínio sobre avaliação da aprendizagem no ensino digital e uso de outras metodologias ativas. Destarte, percebemos a excelente receptividade dos cursos na formação dos docentes da UFRB no período inicial da pandemia de COVID-19, contudo, podem ser mais ampliados no sentido de promover uma educação crítica e emancipatória nos espaços digitais.
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