Efetividade da formação online de professores: um estudo no Programa de Formação em Tecnologias Digitais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB

Autores

  • José Raimundo Paim de Almeida Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, Bahia, Brasil.
  • Eniel do Espirito Santo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21015

Palavras-chave:

Formação de professores. Tecnologias digitais. Efetividade da formação. COVID-19.

Resumo

Com a chegada da pandemia de COVID-19, provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, a educação foi arremessada aos ambientes virtuais de aprendizagem e, dessa forma, exigindo das instituições de ensino e dos professores ações de formação para as tecnologias digitais compatíveis com o cenário apresentado, isto é, uma formação com efetividade imbricada com as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) e com os desafios de ensino totalmente online. Este estudo visa caracterizar a efetividade no trabalho docente das ações formativas promovidas no Programa de Extensão Formação em Tecnologias Digitais da UFRB, realizado online no início da pandemia de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa com abordagem mista, isto é, qualitativa e quantitativa do tipo exploratória e descritiva, sendo caracterizado como um estudo transversal, com aplicação de questionário preenchido por 71 docentes participantes do programa formativo. Os resultados revelaram efetividade na formação docente após realização do(s)curso(s) do Programa de Extensão Formação em Tecnologias Digitais para Comunidade UFRB. Concluímos que houve um impacto significativo  no trabalho docente dos 71 professores respondentes em relação aos cursos ofertados pelo Programa, mas a Instituição precisa, com urgência, continuar e ampliar a oferta dos cursos para todos os professores, visto que eles já não são totalmente iniciantes no uso das tecnologias e, após vivenciado a implementação das tecnologias digitais no período pandêmico, apresentam outras necessidades específicas, como exemplo, maior domínio sobre avaliação da aprendizagem no ensino digital e uso de outras metodologias ativas. Destarte, percebemos a excelente receptividade dos cursos na formação dos docentes da UFRB no período inicial da pandemia de COVID-19, contudo, podem ser mais ampliados no sentido de promover uma educação crítica e emancipatória nos espaços digitais.

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Biografia do Autor

Eniel do Espirito Santo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cruz das Almas, Bahia, Brasil.

PhD in Education (2008), with post-doctorate from Florida Christian University, United States (2016) and post-doctorate in progress at the Federal University of Bahia (UFBA). Master in Integrated Organization Management, Bachelor in Administration and Degree in Pedagogy. Adjunct professor at the Center for Exact and Technological Sciences (CETEC), at the Federal University of Recôncavo da Bahia (UFRB). Permanent professor in the professional master's degree course of the Postgraduate Program in Scientific Education, Inclusion and Diversity (PPGCID/UFRB) and in the academic master's/doctorate course of the Postgraduate Program in Interdisciplinary Studies on the University (PPGEISU), of Federal University of Bahia (UFBA). Coordinates the Digital Extension Program for Student Qualification. Member of the Research Groups registered in the CNPq Directory of Research Groups, namely, Training and Research in Teaching Practices (FIPE) and Training, Technologies, Distance Education and Curriculum (ForTEC), developing investigations into the themes of digital technologies in education; artificial intelligence in education, teachers' digital skills and teacher training. Since 2018, it has belonged to the Bank of Assessors of the National Higher Education Assessment System (BaSis) for authorization, recognition and renewal of recognition of undergraduate courses. Member of the Educational Technologies Working Group of MetaRed TIC Brasil, member of the Associação Universidade em Rede (UniRede) and the Scientific Council of the Brazilian Association of Distance Education (ABED)

 

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Almeida, J. R. P. de, & Espirito Santo, E. do. (2024). Efetividade da formação online de professores: um estudo no Programa de Formação em Tecnologias Digitais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -UFRB. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e21015. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.21015

Edição

Seção

Publicação Contínua