Diálogos, partilhas e aprendizagens: A formação do professor gestor nas rodas de conversas

Autores

  • Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Marta Lucia Croce Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil
  • Virgínia Coeli Bueno de Queiroz Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18814

Palavras-chave:

Espaços dialógicos, Formação do professor, Gestão escolar

Resumo

Este texto destaca a experiência Rodas de Conversas, do Projeto de Extensão “Professor-Gestor: a formação do professor”, vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisa Professor Gestor (GPPG)/CNPq), da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Trata-se de uma proposta metodológica de comunicação, lócus de diálogo, estudos e trocas de experiências entre profissionais do ensino superior e da educação básica, envolvidos em atividades de gestão educacional e de gestão escolar. As Rodas de Conversas tiveram início em 2019, de forma presencial, passando ao modelo remoto no início de 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, retornando ao formato híbrido em agosto de 2022, quando foram desenvolvidas 38 Rodas de Conversas. Na conjuntura de isolamento, a realização se deu por meio da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e possibilitou tecer parcerias interinstitucionais com quatro universidades brasileiras, três universidades portuguesas e uma espanhola, ampliando a participação de estudantes, professores e gestores da educação básica. As Rodas de Conversas estabeleceram um espaço de diálogo, de troca de ideias e de práticas cotidianas. Avalia-se que as realizações delas impulsionam a partilha de ideias, práticas pedagógicas, planejamento, organização e gestão das instituições. O espaço dialógico tem contribuído para a coleta de dados empíricos sobre a gestão educacional e a gestão escolar. Além disso, é fundamental para a formação dos profissionais da educação, a partilha de ideias, de saberes e de sentimentos, e para o esclarecimento de dúvidas na busca de soluções para os processos relacionais e educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Bueno de Queiroz Paschoalino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Professora Adjunta. Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense. Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Marta Lucia Croce, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, PR, Brasil

Docente da Universidade Estadual de Maringá. Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Virgínia Coeli Bueno de Queiroz, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, MG, Brasil

Assessora da Pró- Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

Burbules, N. C., & Rice, N. (1993). Diálogo entre as diferenças: continuando a conversação. In SILVA, T. T. (Org.) Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas.

Carvalho, J. J., Kidoiale, M., Carvalho, E. N., & Costa, S. M. (2020) Sofrimento psíquico na universidade, psicossociologia e Encontro de saberes. Revista Sociedade e Estado, 35(1). Recuperado de https://www.scielo.br/j/se/a/yxrR4dMvNYmB3SZYTdZCVCQ/?format=pdf&lang=pt

Correia, J. A. (2008) Crise da escola e os dispositivos de compensação identitária dos professores. Trabalho & Educação, 17(2).

Correia, J. A., & Matos, M. (2001) Solidões e solidariedades nos quotidianos dos professores. Porto: Asa.

Fazenda, I. C. A., & Souza, F. C. (2012). Diálogos Interdisciplinares em Saúde e Educação: a arte do cuidar. Educ. Real., 37(1), 107-124. Recuperado de https://www.scielo.br/j/edreal/a/mgRSnLFPQZ5hfnj3KmK3VzB/?format=pdf&lang=pt

Fochesatto, W. P. F. (2011). A cura pela fala. Estud. psicanal., (36), 165-171. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-34372011000300016&lng=pt&nrm=iso

Freire, P. (1970). Pedagogia do oprimido (17a ed). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, P. (1979). Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (1993). Política e educação. São Paulo: Cortez.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática pedagógica. São Paulo: Paz e Terra.

Freire, P. (2002). Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra.

Gomes, M. P. C., & Merhy, E. E. (2014). Pesquisadores in-mundo: um estudo da produção do acesso e barreira em saúde mental. Porto Alegre: Rede Unida.

Guattari, F. (2004). A transversalidade (1964). In Psicanálise e transversalidade: ensaios de análise institucional. Aparecida, SP: Ideias & Letras.

Matias, V. C. B. Q. (2006). Possibilidades de trabalho com as diferenças: um estudo de caso do currículo de uma Escola Municipal de Belo Horizonte, no contexto da Escola Plural (Dissertação de Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Minas Ge-rais, Belo Horizonte.

Matias, V. C. B. Q. (2008). A transversalidade e a construção de novas subjetividades no cur-rículo escolar. Currículo sem Fronteiras, 8(1), 62-75.

Maturana, H. (1998). Emoções e linguagem na educação e na política. Tradução: José Fernando Campos Fortes. Belo Horizonte: Ed. UFMG.

Méllo, R. P., Silva, A. A., & Di Paolo, A. F. (2007). Construcionismo, práticas discursivas e possibilidades de pesquisa. Psicologia e Sociedade, 19(3), 26-32.

Novaes, I., Croce, M., Zanin, A., Basso, R., & Silva Filho, V. (2022). A sala de aula para além dos muros: A metodologia do ensino híbrido reinventando o quadro e o giz? In Congresso Internacional de Educação e Tecnologias/Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias – CIESUD E ESUD. São Paulo: Universidade Mackenzie.

Nóvoa, A., & Alvim, Y. (2021). Os professores depois da pandemia. Educação & Sociedade, 42, 2021. Recuperado de https://www.scielo.br/j/es/a/mvX3xShv5C7dsMtLKTS75PB/

Paschoalino, J. B. Q. (2009). O professor desencantado: matizes do trabalho docente. Belo Horizonte: Armazém de Ideias.

Paschoalino, J. B. Q. (2017). Desafios da gestão escolar. Belo Horizonte: Studium Eficaz.

Silva, T. T. (2000). A produção social da identidade e da diferença. In SILVA, T. T. (Org). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes.

Zorzanelli, R. T. (2011). A emergência da cura pela palavra na medicina mental do século XIX. Rev. Latinoam. Psicopat. Fund., 14(2), 298-308. Recuperado de https://www.scielo.br/j/rlpf/a/cLYHrMnSTRN4zD86wFcMKDh/?format=pdf&lang=pt

Publicado

2023-04-04

Como Citar

Paschoalino, J. B. de Q. ., Croce, M. L. ., & Queiroz, V. C. B. de . (2023). Diálogos, partilhas e aprendizagens: A formação do professor gestor nas rodas de conversas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18814. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18814

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.