Faces da precarização do trabalho docente no Brasil: um olhar sobre as recomendações do Banco Mundial a partir do documento “Um ajuste justo”

Autores

  • Luana Graziela da Cunha Campos Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19943

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Organismos internacionais, Política Educacional, Privatização

Resumo

A precarização do trabalho docente não é um fenômeno recente, todavia ela tem ganhado contornos mais nefastos a partir da implementação de determinadas políticas educacionais. O artigo tem como objetivo analisar algumas das implicações das recomendações do Banco Mundial diante do processo de precarização do trabalho docente. Para tanto, recorreu-se ao método do materialismo histórico-dialético, para examinar o documento “Um ajuste justo: análise sobre a eficiência e equidade do gasto público no Brasil”, produzido pelo Banco Mundial. Os recursos metodológicos adotados são a revisão bibliográfica e análise documental. Justifica-se a investigação diante da grande influência de organismos internacionais nas políticas brasileiras. Os resultados revelaram que as propostas do Banco Mundial contribuem para a precarização do trabalho docente, inclusive algumas materializadas em reformas trabalhistas e previdenciárias. Ao fazer isso, o BM (2017) desprivilegia o setor público, sobretudo, a educação pública, destituindo-a de sua função primordial de humanização e emancipação.

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Biografia do Autor

Luana Graziela da Cunha Campos, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Mestra e Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM .  Atualmente, é bolsista de doutorado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e atuou como professora de Ensino Superior na Universidade Estadual de Maringá (2022-2023). É membro do grupo de estudos e pesquisas: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP).

Marcos Vinicius Francisco, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Realizou um Doutorado Sanduíche (financiamento da CAPES) na Universidad Carlos III de Madrid na Espanha e concluiu um Pós-Doutorado na área de Educação (financiamento da CAPES) junto à Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Atualmente, ocupa o cargo de Pró-Reitor de Ensino e é docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Formação de Professores/as (EPEFOP) e Coordenador da Red Latinoamericana de estudios sobre educación escolar, violencia y desigualdad social (RESVIDES). 

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Publicado

2024-05-18

Como Citar

Campos, L. G. da C., & Francisco, M. V. (2024). Faces da precarização do trabalho docente no Brasil: um olhar sobre as recomendações do Banco Mundial a partir do documento “Um ajuste justo”. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19943. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19943

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