Desafios para a formação docente: com a palavra os professores
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17250Palavras-chave:
Desafios, Formação docente, Política pública, Valorização docenteResumo
O presente artigo visa apresentar alguns dos desafios enfrentados pelos docentes para alcançarem a formação em nível superior. O estudo mostrou um avanço nas políticas públicas para formação docente a partir dos anos 2000 e um aumento da quantidade de professores formados em nível superior neste período. Com base nos pressupostos do materialismo histórico dialético e utilizando uma metodologia quanti-qualitativa, foi realizada uma pesquisa com professores de um município de pequeno porte do centro-sul baiano e, ficou evidente que, em municípios com esta configuração, os professores são os principais responsáveis por sua própria formação, além de enfrentarem desafios que variam desde o deslocamento para outras cidades, como questões mais graves como concessão ou não de auxílio conforme preferências políticas, dentre outros. Tal situação contradiz o que está determinado nos mecanismos legais e sugere a necessidade de um maior alcance das políticas públicas para este fim.
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