Desafios para a formação docente: com a palavra os professores

Autores

  • Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) http://orcid.org/0000-0003-1514-6961

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17250

Palavras-chave:

Desafios, Formação docente, Política pública, Valorização docente

Resumo

O presente artigo visa apresentar alguns dos desafios enfrentados pelos docentes para alcançarem a formação em nível superior. O estudo mostrou um avanço nas políticas públicas para formação docente a partir dos anos 2000 e um aumento da quantidade de professores formados em nível superior neste período.  Com base nos pressupostos do materialismo histórico dialético e utilizando uma metodologia quanti-qualitativa, foi realizada uma pesquisa com professores de um município de pequeno porte do centro-sul baiano e, ficou evidente que, em municípios com esta configuração, os professores são os principais responsáveis por sua própria formação, além de enfrentarem desafios que variam desde o deslocamento para outras cidades, como questões mais graves como concessão ou não de auxílio conforme preferências políticas, dentre outros. Tal situação contradiz o que está determinado nos mecanismos legais e sugere a necessidade de um maior alcance das políticas públicas para este fim.

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Biografia do Autor

Júlia Cecília de Oliveira Alves Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutoranda em Educação Científica e Formação Científica e Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Graduada em Pedagogia pela UESB. Professora da rede pública municipal de Dário Meira-BA.

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestre em Educação e Pesquisa pela Université Du Québec À Chicoutimi; Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB; Líder do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (DIFORT/CNPq); Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2022-03-14

Como Citar

Ribeiro, J. C. de O. A. ., & Nunes, C. P. (2022). Desafios para a formação docente: com a palavra os professores. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 15(34), e17250. https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17250

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