OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO PISO SALARIAL NACIONAL COMO POLÍTICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE

Autores

Palavras-chave:

Valorização docente, Lei do PSPN, Sentidos dos/as Professores/as.

Resumo

O piso salarial,importante insumo para a valorização e reconhecimento social da profissão docente, fora instituído pela Lei n.º 11.738, em 2008, mas, até hoje, tem provocado embates entre poder público e entidades representativas do magistério devido à alegação de incapacidade financeira para o seu cumprimento. Diante disso, cabe o seguinte questionamento: “quais os sentidos atribuídos à Lei do Piso como política de valorização docente?” Assim, este artigo visa a desvelar os sentidos atribuídos pelos/as professores/as à Lei do Piso, observando suas implicações na valorização docente. Depreende-se, pois, das análises realizadas, que esta política pública não promoveu a esperada valorização do magistério, visto que ainda persistem salários aviltados, plano de carreira inoperante, jornada de trabalho excessiva, entre outros, apontando para a necessidade de mobilização constante e profícua da classe para a real efetivação dessa conquista, especialmente em face ao atual contexto de agendas em (des) construção.

O piso salarial,importante insumo para a valorização e reconhecimento social da profissão docente, fora instituído pela Lei n.º 11.738, em 2008, mas, até hoje, tem provocado embates entre poder público e entidades representativas do magistério devido à alegação de incapacidade financeira para o seu cumprimento. Diante disso, cabe o seguinte questionamento: “quais os sentidos atribuídos à Lei do Piso como política de valorização docente?” Assim, este artigo visa a desvelar os sentidos atribuídos pelos/as professores/as à Lei do Piso, observando suas implicações na valorização docente. Depreende-se, pois, das análises realizadas, que esta política pública não promoveu a esperada valorização do magistério, visto que ainda persistem salários aviltados, plano de carreira inoperante, jornada de trabalho excessiva, entre outros, apontando para a necessidade de mobilização constante e profícua da classe para a real efetivação dessa conquista, especialmente em face ao atual contexto de agendas em (des) construção.

 

 

 Palavras-Chave: Valorização docente; Lei do PSPN; Sentidos dos/as Professores/as.

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Biografia do Autor

Eliara Cristina Nogueira da Silva Teixeira

Mestre em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); professora da Rede Pública Estadual de Ensino da Bahia (SEC/BA), município de Pindaí; membro do Grupo de Estudos sobre Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort).

 Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5924-9124

 

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pós-Doutor Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB.

Orcid: http://orcid.org/0000-0003-1514-6961

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Publicado

2019-06-13

Como Citar

Teixeira, E. C. N. da S., & Nunes, C. P. (2019). OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS AO PISO SALARIAL NACIONAL COMO POLÍTICA PÚBLICA DE VALORIZAÇÃO DOCENTE. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 12(29), 195–212. Recuperado de https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/10688

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua