As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social

Autores

  • Regivane dos Santos Brito Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Jany Rodrigues Prado Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6676

Resumo

Resumo

 

O propósito deste artigo é discutir os entrelaçamentos entre o pós-estado de bem-estar social e as condições de trabalho docente. Para tanto, compreende as condições de trabalho dos profissionais em educação a partir dos fatores que envolvem sua remuneração, sua jornada de trabalho e sua forma de contratação na sociedade capitalista. O texto evidencia que, no Brasil, tem-se acompanhado um movimento de dilatação das atividades do professor, a partir da desregulação e da redefinição das suas atividades laborais, que, consequentemente, tem contribuído para a intensificação e precarização do trabalho docente. Diante desse cenário, faz-se urgente repensar algumas questões que envolvem a docência, como os tempos pedagógicos e formativos, os espaços e os recursos necessários para realizar a ação pedagógica qualificada, valorização da atividade docente, jornada única, formação continuada, melhoria da remuneração e garantia de condições dignas de trabalho.

 

Palavras-chave: Condições de trabalho docente. Pós-estado de bem-estar social. Saúde do professor.

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Biografia do Autor

Regivane dos Santos Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq). O presente trabalho foi realizado com o apoio da CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Brasil.

Jany Rodrigues Prado, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora Substituta do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus XII.  Coordenadora Pedagógica da rede municipal de Guanambi - BA. Membro do Grupo de Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/CNPq) e do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE).

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Pós-Doutor Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professor Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB.

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Publicado

2017-10-10

Como Citar

Brito, R. dos S., Prado, J. R., & Nunes, C. P. (2017). As condições de trabalho docente e o pós-estado de bem-estar social. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 10(23), 165–174. https://doi.org/10.20952/revtee.v10i23.6676

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua