A educação na pandemia: indagações sobre trabalho docente, currículo e ensino remoto

Autores

  • Claudio Pinto Nunes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) http://orcid.org/0000-0003-1514-6961
  • Daniele Farias Freire Raic Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16047

Palavras-chave:

COVID-19, Currículo, Ensino remoto, Formação humana, Trabalho docente

Resumo

Este trabalho apresenta problematizações no campo da formação docente no contexto da pandemia da COVID-19. Para tanto, estrutura-se em três tópicos que abordam trabalho docente, currículo e ensino remoto. Tomamos como mote para a escrita deste texto, a nossa participação em eventos denominados de Jornada Pedagógica, quando confrontamos leituras e as experiências pelos docentes participantes desses eventos. Enfatiza-se a necessidade de se apropriar das noções de formação humana, trabalho e ensino remoto para que o evento da pandemia seja reconhecido como contexto determinante para a oferta da educação em formato nas circunstâncias pelo distanciamento físico. Como alternativas para o enfrentamento desse cenário, abordando-se as possibilidades do ensino remoto e da formação, tanto sob o enquadre do estudante, como do docente, ressaltando as condições materiais para a sua oferta pelos órgãos gestores da educação. Reunimos orientações para corroborar que, o direito à educação na pandemia é dependente da inclusão sociodigital e do planejamento pedagógico que se orienta pela adoção do ensino remoto em regime colaborativo para tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Claudio Pinto Nunes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutor em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pós-Doutor Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor Titular Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB-Campus Vitória da Conquista – Bahia-Brasil. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas DIFORT/CNPq. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1514-6961

Daniele Farias Freire Raic, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Educação pela UFBA. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Pesquisa Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educativas e Curriculares (GEFORPPEC/CNPq). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1137-736X

 

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado pela Universidade de Brasília (UNB). Professora Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atuando nos cursos de Licenciatura em Letras, no Programa de Pós-graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens, e no Programa de Pós-graduação em Educação. Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5992-0184

 

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Publicado

2021-08-09

Como Citar

Nunes, C. P., Farias Freire Raic, D. ., & Maria de Figueiredo Souza, E. (2021). A educação na pandemia: indagações sobre trabalho docente, currículo e ensino remoto. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 14(33), e16047. https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.16047

Edição

Seção

Publicação Contínua