Um dia de trabalho do professor de química: narrativas de licenciandos sobre a atividade docente
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v14i33.14196Palavras-chave:
Formação inicial, Narrativas, QuímicaResumo
O objetivo deste estudo residiu em investigar o processo de aprendizagem da docência, prioridades, anseios e dificuldades vivenciadas por acadêmicos em Química, ao descreverem um dia de aula como professor do Ensino Médio. Para isso, no primeiro dia de aula da disciplina de Estágio Supervisionado, do curso de Licenciatura em Química, foi solicitado que os acadêmicos produzissem um texto narrativo imaginando como seria um dia de trabalho como professor de Química. Essa atividade deu origem a 15 narrativas, que foram analisadas com base na análise de conteúdo. Tal procedimento analítico permitiu a identificação de duas categorias principais, que se desdobraram em subcategorias. Para a discussão dos resultados foi selecionada a primeira categoria: Imagens do professor de Química, que abrange ideias acerca de metodologias diferenciadas, do planejamento e do controle do tempo, das relações interpessoais entre professor e aluno e entre os alunos, da profissão como um trabalho exaustivo e das vestimentas do professor. Diante dos resultados, foi possível destacar múltiplos aspectos como constituintes do trabalho docente, o que ressalta a necessidade de ampliar as discussões realizadas nos cursos de formação inicial, para além de aspectos relativos a conteúdos disciplinares e didático-pedagógicos.
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