Concepções de ludicidade: o que as professoras apresentam sobre o tema?
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v15i34.17446Palavras-chave:
Docência, Estado lúdico, Narrativas, ReflexõesResumo
Esse estudo teve como objetivo compreender as concepções de ludicidade, de professoras da Educação Básica, e se essas reverberam na sua prática pedagógica. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em Amargosa-Bahia, tendo como participantes quatro professoras da rede municipal de ensino do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais. Para produção dos dados, optou-se por entrevistas semiestruturadas, realizadas individualmente, utilizando o Google meet, no ano de 2020. Assim, ficou evidenciado que as concepções de ludicidade predominante na fala das professoras são aquelas voltada aos jogos, brincadeiras e artefatos lúdicos (livros, fantasias, fantoches), possuindo o caráter de utilidade. Embora as professoras utilizem elementos diversificados como jogos, brincadeiras e outros artefatos, os mesmos se configuram muito como recursos pedagógicos e instrucionais para ensinar os conteúdos.
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