Desencanto pela docência no Brasil: desafio à formação inicial de professores

Autores

  • Rosenilde Nogueira Paniago Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Rio Verde, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18612

Palavras-chave:

Formação inicial de Professores. Valorização Profissional Docente. Finlândia. Ausência de atração pela docência.

Resumo

O objetivo central deste artigo, que faz parte de pesquisa de pós-doutorado, é problematizar o cenário da formação inicial de professores no Brasil, à luz de outros contextos, com destaque a experiência finlandesa, de forma a elucidar alguns aspectos do fenômeno da falta de atração e desencanto dos jovens concluintes do ensino médio sobre a profissão docente, que ressoam diretamente no trabalho dos formadores de professores (FP), bem como nos processos educativos da educação básica. A pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, sendo adotado, como procedimento de recolha de dados, narrativas de cinco FP, análise documental e revisão de literatura.  Os resultados sinalizam que a ausência de valorização social e profissional dos professores da educação básica provoca marcas nefastas, perversas no sistema de educação brasileiro e impacta diretamente na formação inicial de professores, porquanto, os jovens concluintes do ensino médio estão cada vez mais desencantados pela profissão docente no Brasil, pelo que urge políticas educacionais emergentes de valorização da categoria docente.

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Biografia do Autor

Rosenilde Nogueira Paniago, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Rio Verde, Goiás, Brasil.

Possui pós-doutorado e doutorado em Ciências da Educação pela Universidade do Minho(2016). Graduação em Pedagogia, Matemática e Direito. Foi professora da rede de educação de Mato Grosso por 17 anos. Atualmente é professora titular do Instituto Federal Goiano. Atuou com a coordenação do Projeto de Iniciação à Docência Pibid e atua como coordenadora institucional do Residência Pedagógica. Líder do grupo EducAção do IF Goiano; membro do grupo Investigação da Universidade Federal de Rondonópolis. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, desenvolvimento profissional, identidade, saberes e práticas educativas.

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Publicado

2023-05-03

Como Citar

Paniago, R. N. (2023). Desencanto pela docência no Brasil: desafio à formação inicial de professores . Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18612. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18612