Formação de professores do campo em municípios da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18632

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação continuada, Projeto Político Pedagógico

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre o Programa de Formação de Educadores do Campo (Formacampo), o qual tem como objetivo central realizar atividades de extensão, mediante a formação continuada dos profissionais que atuam na Educação do Campo, em escolas municipais dos Territórios de Identidade (TI) situados na área de abrangência da UESB, a saber: 1 - Médio sudoeste da Bahia; 2 – Sudoeste Baiano; 3) Médio Rio de Contas, 4) Vale do Jequiriçá; 5) Litoral Sul; 6) Velho Chico; 7) Sertão produtivo. O referido Programa faz parte do tripé ensino-pesquisa-extensão, pilar fundamental da universidade pública brasileira. A metodologia utilizada foi qualitativa e os dados foram coletados por meio de pesquisa participante, questionário e análise de documentos. Os sujeitos da pesquisa foram professores, diretores e coordenadores de 116 municípios da Bahia que fazem parte dos TI mencionados. Os dados evidenciaram que o Formacampo contribuiu para a aquisição de conhecimentos críticos sobre a Educação do Campo e para a construção dos Projetos Político Pedagógicos nos municípios atendidos.

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Pós-doutorado em educação e movimentos sociais (UNESP), doutora e mestre em educação pela FAE/UFMG; Profa. Adjunta da UESB; Porfa. do PPGE/UESC e do PPGED/UESB.

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Publicado

2023-02-23

Como Citar

Santos, A. R. dos. (2023). Formação de professores do campo em municípios da Bahia. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 16(35), e18632. https://doi.org/10.20952/revtee.v16i35.18632

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