O O processo formativo de estudantes de direito diante da temática violência contra as mulheres

Autores

  • Ricardo Gabriel de Araújo Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, São Paulo, Brasil./ Universidade Estadual de Maringá. Ivaiporã, Paraná, Brasil.
  • Cinthia de Sousa Noguchi Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13288

Palavras-chave:

Lei Maria da Penha. Violência contra as mulheres. Direito. Estudantes.

Resumo

Neste artigo assumiu-se como objetivo problematizar o processo de formação de estudantes do curso de Direito, de uma universidade privada, no interior do estado de São Paulo, acerca das discussões sobre a violência contra as mulheres. Participaram da pesquisa de abordagem qualitativa, estudantes ingressantes e concluintes do curso. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário e da realização de grupo focal, a partir da exibição do filme "Vidas Partidas". Constatou-se que em momento algum de sua formação os/as estudantes iniciantes presenciaram discussões sobre o processo histórico da violência contra as mulheres, em consonância com os estudos de gênero. Dentre os/as concluintes, sua presença foi mencionada de maneira pontual e técnica por meio da Lei Maria da Penha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Gabriel de Araújo, Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Universidade do Oeste Paulista/Professor do Curso de Direito; Membro do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED). E-mail: 

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-8341-5513

Marcos Vinicius Francisco, Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, São Paulo, Brasil./ Universidade Estadual de Maringá. Ivaiporã, Paraná, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade Estadual Paulista (Unesp); Universidade do Oeste Paulista/ Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Unoeste); Universidade Estadual de Maringá/Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM); Líder do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED); Investigador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, Gestão e Financiamento da Educação (GEPEFI). 

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5410-2374

Cinthia de Sousa Noguchi, Universidade do Oeste Paulista. Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste); Prefeitura Municipal de Anhumas/Psicóloga; Membro do Grupo de Pesquisa: Estado, Políticas Educacionais e Democracia (EPED). 

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3493-4659

Downloads

Publicado

2020-06-09

Como Citar

Araújo, R. G. de ., Francisco, M. V., & Noguchi, C. de S. (2020). O O processo formativo de estudantes de direito diante da temática violência contra as mulheres. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 13(32), 1–22. https://doi.org/10.20952/revtee.v13i32.13288

Edição

Seção

Publicação Contínua