A implementação da Lei Nº 10.639/2003 e da Resolução CNE/CP Nº 001/2004 no ensino de Literatura brasileira na perspectiva do Campus Maragogi/IFAL
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20993Palavras-chave:
Currículo, DCNERER, Grupo Focal, Institituto FederalResumo
Esta pesquisa buscou problematizar o ensino de Literatura brasileira, na implementação da Lei Nº 10.639/2003 e da Resolução CNE/CP Nº 001/2004, considerando os processos de descolonização dos currículos na escola brasileira e o Ensino de Literatura Negro-brasileira (Cuti, 2010). É uma pesquisa qualitativa, apoiada na abordagem da pesquisa-ação (Thiollent, 2009), que utilizou como instrumento de coleta de dados o Grupo Focal, que contou com a participação dos(as) docentes que ministram as aulas do Componente Curricular “Língua Portuguesa”, os discentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Campus Maragogi/IFAL e os servidores técnicos ligados ao ensino. O Grupo Focal revelou o desconhecimento dos documentos legais base da ERER; e a presença, em poucas disciplinas, a exemplo de História, do ensino de História e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras, ensino que conta com a sensibilização do(a) docente, e não necessariamente com uma iniciativa institucional. Reconheceu que o privilégio branco conduz as obras escolhidas para serem mencionadas nas aulas de Literatura Brasileira, com críticas às estratégias de ensino, que se apegam a biografias de autores(as) renomados(as) e a trechos de obras consideradas clássicas. Defendemos a urgência de uma revisão em prol da descolonização do currículo de Língua Portuguesa, através da valorização, da leitura e da análise de obras da Literatura Negro-brasileira, com práticas pedagógicas que estimulem o letramento literário dos(as) estudantes, permitindo a escolha das obras que desejam ler, com o suporte necessário para a realização de discussões, que permitam um aprofundamento nos poemas e enredos de livros, cujo protagonismo é negro.
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