Aquilombamento curricular: o Nordeste e a luta pelas políticas afirmativas e a redemocratização do país
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22247Palavras-chave:
Aquilombamento. Política de Ações Afirmativas. Currículo. Nordeste.Resumo
Os efeitos da política de ações afirmativas são o aumento de pessoas negras nas categorias discente, docente e de servidores nas universidades, bem como a ampliação do currículo com a inserção de novas epistemes e metodologias trazidas de grupos não hegemônicos para este espaço. A discussão incialmente se pautou no levantamento de trabalhos enviados ao GT12 sobre ação afirmativa nas últimas quatro reuniões do Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN). O objetivo foi responder à seguinte pergunta: o que as discussões sobre ação afirmativa e, consequentemente, sobre cotas raciais mobilizaram, tencionaram ou friccionaram nas/nos curriculistas do nordeste? Nossa intenção foi buscar as aproximações e os deslocamentos impulsionados pelas agências negras, diante da tentativa de fazer dialogar a teoria curricular com as teorias da desigualdade, que dão materialidade estatística à discussão. Além disso, essa análise permitiu refletir acerca do enraizamento dos efeitos da ação afirmativa nas intencionalidades e nas criações curriculares, com isso, inventar ou inventariar um quilombismo curricular.
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