Aquilombamento curricular: o Nordeste e a luta pelas políticas afirmativas e a redemocratização do país

Autores

  • Núbia Regina Moreira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22247

Palavras-chave:

Aquilombamento. Política de Ações Afirmativas. Currículo. Nordeste.

Resumo

Os efeitos da política de ações afirmativas são o aumento de pessoas negras nas categorias discente, docente e de servidores nas universidades, bem como a ampliação do currículo com a inserção de novas epistemes e metodologias trazidas de grupos não hegemônicos para este espaço. A discussão incialmente se pautou no levantamento de trabalhos enviados ao GT12 sobre ação afirmativa nas últimas quatro reuniões do Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN). O objetivo foi responder à seguinte pergunta: o que as discussões sobre ação afirmativa e, consequentemente, sobre cotas raciais mobilizaram, tencionaram ou friccionaram nas/nos curriculistas do nordeste? Nossa intenção foi buscar as aproximações e os deslocamentos impulsionados pelas agências negras, diante da tentativa de fazer dialogar a teoria curricular com as teorias da desigualdade, que dão materialidade estatística à discussão. Além disso, essa análise permitiu refletir acerca do enraizamento dos efeitos da ação afirmativa nas intencionalidades e nas criações curriculares, com isso, inventar ou inventariar um quilombismo curricular.

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Biografia do Autor

Núbia Regina Moreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2013). Realizou Estagio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPED-UERJ), como bolsista PNPD-CAPES. Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd-UESB); Programa de Pós-graduação em Relações-étnicas e contemporaneidade (PPGREC-UESB) . Líder do Grupo de Pesquisa Oju Obinrin Observatório de Mulheres Negras (UESB).

 

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Moreira, N. R. (2024). Aquilombamento curricular: o Nordeste e a luta pelas políticas afirmativas e a redemocratização do país. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e22247. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22247

Edição

Seção

Publicação Contínua