A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas de Aracaju/SE: desafios e possibilidades

Autores

  • Lucas Dias Guimarães Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • Perolina Souza Teles Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.
  • José Américo Santos Menezes Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22163

Palavras-chave:

Escola, Educação Física, Inclusão, Pessoa com deficiência, Professores de Educação Física

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender os desafios vivenciados por professores de Educação Física, em três escolas da cidade de Aracaju/SE, no que tange à inclusão de pessoas com deficiência. Tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, abordada sob o viés de um estudo de campo. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as seguintes ferramentas: entrevista semiestruturada, observação participante e diário de campo. Conclui-se que, por mais que existam avanços em termos inclusivos desde a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), em 1996, ainda há muitos desafios para garantir efetivas possibilidades de inclusão das pessoas com deficiência, no âmbito das aulas de Educação Física, na cidade de Aracaju/SE.

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Biografia do Autor

Lucas Dias Guimarães, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do grupo de pesquisa “Corpo e política” da UFS.

Perolina Souza Teles, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Professora da rede pública do estado de Sergipe. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Membra do Grupo de pesquisa “Corpo e política”.

José Américo Santos Menezes, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, Sergipe, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Guimarães, L. D., Teles, P. S., & Menezes, J. A. S. (2024). A inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física em escolas de Aracaju/SE: desafios e possibilidades. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e22163. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.22163

Edição

Seção

Publicação Contínua