Constituição da identidade docente de bacharéis em Engenharia: narrativas do habitar à docência na universidade
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20248Palavras-chave:
Identidade docente, Formação permanente, Docência Universitária, Pesquisa (auto)biográficaResumo
Este estudo aborda a Constituição da identidade docente de bacharéis em Engenharia: narrativas do habitar à docência na Universidade. O principal objetivo do estudo foi compreender o processo de constituição da identidade de professores bacharéis em Engenharia na Universidade Estadual de Feira de Santana-UEFS, Bahia. A metodologia desta pesquisa é de natureza qualitativa, e ancora-se na abordagem (auto)biográfica. Como método de coleta de informações, utilizou-se entrevistas narrativas, que foram gravadas, transcritas e analisadas à luz do paradigma compreensivo e interpretativo de Ricouer (2012) e Souza (2014). A pesquisa contou com a colaboração de quatro docentes universitários dos cursos de engenharias (Civil, Alimentos e Computação) da UEFS. No campo teórico, a pesquisa embasa-se a partir das contribuições teóricas, que tematizam conceitos como identidade docente, experiência, profissão docente, formação permanente, entre outros. Os resultados permitem concluir que as identidades profissionais são constituídas pela trajetória de atuação profissional. As narrativas evidenciaram processos de subjetivações que cada professor produz ao narrar acerca da sua própria atuação na docência universitária, transversalizada pelas experiências familiares. O estudo permitiu, ainda, concluir que as identidades são flexíveis, e constituem-se a partir das experiências que cada docente constrói na travessia profissional.
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Referências
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