Formação continuada de professores que ensinam ciências naturais em produções científicas
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19656Palavras-chave:
Revisão de literatura, Formação de professores em serviço, ensino das séries iniciais, ensino de ciênciasResumo
Na busca pelo entendimento sobre os cursos formativos, este estudo tem como objetivo compreender como as formações continuadas de professores voltadas ao ensino de Ciências da Natureza (CN) nos anos iniciais vêm sendo realizadas e publicadas em quatro plataformas de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica constituída por 24 artigos analisados através da Análise Textual Discursiva. Ao considerar os 24 cursos formativos, foram observados os momentos de reflexão coletiva e individual dos professores, a reorganização de suas práticas pedagógicas, a formação de conceitos e mudanças no vocabulário de ciências; porém não houve acompanhamento após o término da grande maioria das formações. A partir dos resultados, espera-se contribuir na qualificação das ações de pesquisadores da área de ensino de CN que organizam programas formativos sobre a temática visando a melhoria dos processos educativos escolares.
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