Formação continuada de professores que ensinam ciências naturais em produções científicas

Autores

  • Darlize Déglan Borges Beulck Bender Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Giséli Duarte Bastos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Maria Rosa Chitolina Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19656

Palavras-chave:

Revisão de literatura, Formação de professores em serviço, ensino das séries iniciais, ensino de ciências

Resumo

Na busca pelo entendimento sobre os cursos formativos, este estudo tem como objetivo compreender como as formações continuadas de professores voltadas ao ensino de Ciências da Natureza (CN) nos anos iniciais vêm sendo realizadas e publicadas em quatro plataformas de pesquisa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, bibliográfica constituída por 24 artigos analisados através da Análise Textual Discursiva. Ao considerar os 24 cursos formativos, foram observados os momentos de reflexão coletiva e individual dos professores, a reorganização de suas práticas pedagógicas, a formação de conceitos e mudanças no vocabulário de ciências; porém não houve acompanhamento após o término da grande maioria das formações. A partir dos resultados, espera-se contribuir na qualificação das ações de pesquisadores da área de ensino de CN que organizam programas formativos sobre a temática visando a melhoria dos processos educativos escolares.

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Biografia do Autor

Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Atualmente é doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. É membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares: Educação em Ciências (GET) da Universidade Federal de Santa Maria, coordenado pela prof.ª Dr.ª Maria Rosa Chitolina. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (2016-2018). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2013-2015). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha/URCAMP - Campus Alegrete (2007-2010) - bolsista PROESC 100%. Tem experiência na área de Educação, onde atuou como professora de ciências e biologia na Educação Básica (2011 - 2015).

https://orcid.org/ 0000-0003-1146-8437 (erro ao vincular abaixo: Erro: Link OAuth incorreto)

Giséli Duarte Bastos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM), mestra e doutora em Educação em Ciências (UFSM) no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Servidora pública, no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) na UFSM, atuando na Pró-Reitoria de Extensão, Subdivisão de Geoparques.

Maria Rosa Chitolina, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq. Foi vice-presidente do Clube Brasileiro de Purinas (2018-2021). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, trabalhando principalmente com as enzimas: NTPDase, 5-nucleotidase, ADA, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase. Está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria. Também, é coordenadora de um projeto de internacionalização - Capes PrInt/UFSM: "Estratégias farmacológicas e nutricionais para a promoção da saúde". É mãe de quatro filhos. Nome em citações: Maria Rosa Chitolina Schetinger/Maria Rosa Chitolina - ORCID:0000-0002-5240-8935

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Publicado

2024-05-16

Como Citar

Bender, D. D. B. B., Bastos, G. D., & Chitolina, M. R. (2024). Formação continuada de professores que ensinam ciências naturais em produções científicas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19656. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19656

Edição

Seção

Publicação Contínua