Formación continua de docentes que enseñan ciencias naturales en producciones científicas

Autores/as

  • Darlize Déglan Borges Beulck Bender Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Giséli Duarte Bastos Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Maria Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19656

Palabras clave:

Revisión de Literatura, Formación Docente en Servicio, Enseñanza de la Primaria, Enseñanza de las Ciencias.

Resumen

En la búsqueda de entendimiento sobre los cursos de formación realizados, este estudio tiene como objetivo comprender cómo se ha realizado y publicado en cuatro plataformas de investigación la formación continua de docentes dirigida a la enseñanza de las Ciencias Naturales (CN) en primaria. Se trata de una investigación bibliográfica, exploratoria compuesta por 24 artículos analizados a través del Análisis Discursivo Textual. Al considerar los 24 cursos de formación, se observaron momentos de reflexión colectiva e individual de los docentes, la reorganización de sus prácticas pedagógicas, la formación de conceptos y cambios en el vocabulario de las ciencias; sin embargo, no hubo seguimiento después de la finalización de la gran mayoría de los cursos de capacitación. A partir de los resultados, se espera contribuir a la calificación de las acciones de los investigadores en el área de la enseñanza de la CN que tienen como objetivo organizar programas de formación sobre el tema, con el objetivo de mejorar los procesos educativos escolares.

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Biografía del autor/a

Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Atualmente é doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES. É membro do Grupo de Estudos Transdisciplinares: Educação em Ciências (GET) da Universidade Federal de Santa Maria, coordenado pela prof.ª Dr.ª Maria Rosa Chitolina. Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pampa (2016-2018). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2013-2015). Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha/URCAMP - Campus Alegrete (2007-2010) - bolsista PROESC 100%. Tem experiência na área de Educação, onde atuou como professora de ciências e biologia na Educação Básica (2011 - 2015).

https://orcid.org/ 0000-0003-1146-8437 (erro ao vincular abaixo: Erro: Link OAuth incorreto)

Giséli Duarte Bastos, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (UFSM), mestra e doutora em Educação em Ciências (UFSM) no Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM). Servidora pública, no cargo de Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) na UFSM, atuando na Pró-Reitoria de Extensão, Subdivisão de Geoparques.

Maria, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1996) e pós-doutorado no Albert Einstein College of Medicine/USA (2015). É professora titular da Universidade Federal de Santa Maria e possui bolsa em produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq. Foi vice-presidente do Clube Brasileiro de Purinas (2018-2021). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, trabalhando principalmente com as enzimas: NTPDase, 5-nucleotidase, ADA, acetilcolinesterase, ALA-D, catalase e superóxido dismutase. Está trabalhando em Educação em Ciências, em ensino, aprendizagem e cienciometria. Também, é coordenadora de um projeto de internacionalização - Capes PrInt/UFSM: "Estratégias farmacológicas e nutricionais para a promoção da saúde". É mãe de quatro filhos. Nome em citações: Maria Rosa Chitolina Schetinger/Maria Rosa Chitolina - ORCID:0000-0002-5240-8935

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Publicado

2024-05-16

Cómo citar

Bender, D. D. B. B., Bastos, G. D., & Maria. (2024). Formación continua de docentes que enseñan ciencias naturales en producciones científicas. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e19656. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19656

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