Iniciação científica na educação básica: a construção da autonomia de jovens no ensino fundamental anos finais

Autores

  • Maria Ana Paula Freire da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Gilvaneide Ferreira de Oliveira Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Andréa Alice da Cunha Faria Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20691

Palavras-chave:

Ciência para vida. Empoderamento. Metodologias Ativas

Resumo

O presente artigo, de abordagem qualitativa, é resultado de uma dissertação de mestrado e lança olhares sobre a formação de jovens estudantes da educação básica. O objetivo deste estudo buscou analisar contribuições da pedagogia de projetos científicos na construção da autonomia dos estudantes do Ensino Fundamental da Rede de Ensino do Recife. O estudo toma como referência pressupostos das chamadas metodologias ativas, dialogando sobre o trabalho com projetos como estratégia de ensino que se opõe à desarticulação disciplinar e modelos ultrapassados de transmissão e memorização. Tendo como base os princípios da fenomenologia e hermenêutica, os quais orientam a análise dos dados obtidos em campo, através da técnica de grupo focal, foram ouvidas as vozes dos sujeitos, adolescentes entre 15 e 17 anos, que participaram ativamente dos projetos de iniciação científica ainda no Ensino Fundamental. Os resultados revelaram que, para os(as) adolescentes, o mais importante foi o processo, não apenas os resultados concretos das vivências. Para eles e elas, a participação foi fundamental para adquirir novos conhecimentos, mas também para se perceberem como pessoas importantes e pesquisadores(as), denotando que a ciência não está distante da realidade vivida. Essa condição não exige laboratórios sofisticados ou aparatos técnicos típicos do modelo científico positivista, mas condições para que estudantes, professores e professoras tenham oportunidades de criar novas práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar. A autonomia criada pela participação nos projetos de iniciação científica, ainda que atrelada às circunstâncias do meio, despertou neles e nelas elevada autoestima e reconhecimento de suas reais potencialidades.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Silva, M. A. P. F. da, Oliveira , G. F. de, & Faria, A. A. da C. (2024). Iniciação científica na educação básica: a construção da autonomia de jovens no ensino fundamental anos finais. Revista Tempos E Espaços Em Educação, 17(36), e20691. https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.20691

Edição

Seção

Publicação Contínua