A participação em eventos científicos dos integrantes de Biologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.20952/revtee.v17i36.19417Palavras-chave:
Ciências Biológicas, Divulgação Científica, Formação Inicial DocenteResumo
O Programa de Residência Pedagógica (PRP) visa aperfeiçoar a formação inicial docente através da articulação entre a universidade e a escola de educação básica. Entre as experiências vivenciadas no programa, o Subprojeto Institucional de Biologia da Universidade Federal Sergipe (UFS) propõe o incentivo à produção e divulgação científica através de diversas ações, como por exemplo, a participação em eventos científicos. Deste modo, visamos caracterizar a participação em eventos científicos dos integrantes do Subprojeto de Biologia do PRP da UFS, de 2018 a 2020. Isto posto, recorremos à análise documental de produções textuais dos residentes e a entrevistas semiestruturadas com os docentes participantes do programa, analisados à luz da Análise Textual Discursiva. No qual, concluímos que a participação em eventos científicos esteve presente em todo o desenvolvimento do programa, objetivando principalmente a formação e aperfeiçoamento dos residentes para a realização das atividades do PRP.
Downloads
Referências
Araujo-Jorge, T.; Borba, M.; Sovierzoski, H. H. (2016). Considerações sobre Classificação de Eventos. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Recuperado de: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/SSOC_class_evento_jan2017.pdf.
Barreira, M. I. D. J. S., Santos, J. O., & Santos, B. A. (2013). Disseminação da produção científica em Ciência da Informação: análise do conhecimento gerado a partir das pesquisas realizadas pelos mestrandos do PPGCI. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, 3(2), e81237.
Campello, B. S., Cendón, B. V., & Kremer, J. M. (2000). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Editora UFMG: Belo Horizonte.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2018a). Edital CAPES 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica- Resultado final da primeira e segunda etapas de seleção, publicado no D.O.U em 29/05/2018. Recuperado de: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/29052018-resultado-final-edital-6-2018-residencia-pdf
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2018b). Edital CAPES nº06/2018 – Residência Pedagógica – Retificação II. Recuperado de: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/27032018-edital-6-residencia-pedagogica-alteracao-ii-pdf.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2020). Relatório de Gestão 2019. Recuperado de: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01072020_RELATORIO_GESTAO_PDF_F.pdf
Dextro, R. B., Figueiredo, B. L., Delbaje, E., & Olivatto, G. P. (2023). Análise crítica dos benefícios associados a eventos científicos virtuais. Revista E&S, 4, e20230005. https://doi.org/10.22167/2675-6528-20230005 DOI: https://doi.org/10.22167/2675-6528-20230005
Lacerda, A. L., Weber, C., Porto, M. P., & Silva, R. A. (2008). A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, 13(1), 130-144.
Lopes, C. L. (2019). O Programa Residência Pedagógica e a Universidade Federal de Sergipe. Portal UFS. Recuperado de: https://www.ufs.br/conteudo/63983-o-programa-residencia-pedagogica-e-a-universidade-federal-de-sergipe
Marcolan, C. C. (2022). Impactos do Programa de Residência Pedagógica na formação inicial docente em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe. [Dissertação de Mestrado]. Universidade Federal de Sergipe.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2020). Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijui.
Moraes, E. C. G. (2019). Eventos Científicos Presenciais: um estudo sobre o Congresso Nacional da Intercom. Revista Multiplicidade, 9(9), e426. DOI: https://doi.org/10.59237/multipli.v9i9.426
O que é a Covid-19?. (2021, 08 de abril). Ministério da Saúde. Recuperado de: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus
Pereira, M.D., Oliveira, L.C, Costa, C.F.T, Bezerra, C.M. O., Pereira, M.D., Santos, C.K.A., & Dantas, E.H.M (2020). Pandemia de COVID-19, isolamento social, consequências na saúde mental e estratégias de enfrentamento: uma revisão integrativa. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, 9 (7), e652974548. https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4548 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4548
Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire (2019). Universidade Federal de Sergipe. (Manuscrito não publicado).
Sleutjes, M. H. S. C. (1999). Refletindo sobre os três pilares de sustentação das universidades: ensino-pesquisa-extensão. Revista De Administração Pública, 33(3), 99-101.
Spiess, M. R., & Mattedi, M. A. (2020). Eventos científicos: da Pirâmide Reputacional aos círculos persuasivos. Sociedade e Estado, 35(02), 441–471. https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020004 DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202035020004
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
À Revista Tempos e Espaços em Educação ficam reservados os direitos autorais pertinentes a todos os artigos nela publicados. A Revista Tempos e Espaços em Educação utiliza a licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY), que permite o compartilhamento do artigo com o reconhecimento da autoria.